Coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da II Ursap, Lázaro França recebe parabéns do Ministério da Saúde pelos 44 anos de serviço público federal



O servidor público federal, José Lázaro França de Araújo recebeu pelo SOUGOV.BR aplicativo com serviços de gestão de pessoas exclusivos para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos do poder Executivo Federal civil uma mensagem de parabéns pelos 44 anos de serviço público. 

Diz a mensagem: “Parabéns José Lázaro França de Araújo pelos 44 anos de importante contribuição no serviço público. Seu trabalho, com ética e compromisso faz toda a diferença. Que esta data 01/08/2023 simbolize mais um marco na sua carreira e motive novas conquistas”.  

O servidor público federal, José Lázaro França de Araújo nasceu em Natal em 23/01/1958, filho de Agnelo Moreira de Araújo e Dona Maria da Conceição França de Araújo “in memoriam”. 

José Lázaro França de Araújo foi admitido no serviço público federal em 01 de agosto de 1979 na extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), que tinha como finalidade o controle ou erradicação das grandes endemias no Brasil, desenvolvendo quatro Programas de Controle de doenças: Chagas, malária, esquistossomose e febre amarela, bem como cinco Campanhas Contra: a filariose, o tracoma, a peste, o bócio endêmico e as leishmanioses. Lazaro França atuou na SUCAM até 1994 quando começou a descentralização. 

Em 1994 passa a pertencer aos quadros da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma fundação pública federal, vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. Surgiu com o Decreto nº 100, de 16 de abril de 1991, autorizado pelo Art. 14, da Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990 e é resultante da fusão de vários segmentos da área de saúde, entre os quais a Fundação Serviços de Saúde Pública (Fsesp) e a Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), duas entidades de notável tradição e projeção internacional, orgulho do serviço público brasileiro, que contam com uma bela folha de serviços construída em todo território nacional.  Lázaro França permaneceu na FUNASA até 2002. Atualmente pertence aos quadros do Ministério da Saúde. 

Ao longo de sua carreira o servidor José Lázaro França de Araújo exerceu várias funções no serviço público agente de saúde pública, chefe de turma, inspetor de área, inspetor-geral e coordenador. Chegou a coordenar 92 municípios. Atualmente atua como coordenador do Programa de Controle das Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP). 

“ O servidor José Lázaro França de Araújo dedica sua vida ao trabalho e, após 44 anos de serviço público, sem qualquer registro de penalidade, afastamento ou falta. São mais de quatro décadas dedicadas à saúde pública do RN. Exerce  o com zelo e dedicação as atribuições do cargo e mantém conduta compatível com a moralidade administrativa. É por meio da atuação de cada servidor que o Poder Público existe e se manifesta ”, ressalta a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti. 

“Tenho orgulho em dizer que sou servidor público federal há 44 anos. Nós, servidores, temos a tarefa de contribuir efetivamente com a administração pública federal e, com o nosso trabalho, fazermos a diferença na qualidade de vida de todos cidadãos do nosso país. Mesmo trabalhando muitas vezes em condições adversas e com excesso de trabalho, nós servidores sabemos que temos a responsabilidade de trabalhar para garantir um lugar melhor para se viver com decência e sonhamos em alcançar padrões de excelência que superem as injustiças e desigualdades sociais. Agradeço a Deus pela saúde e tenho ainda muito a contribuir para o serviço público”, disse o servidor José Lázaro França de Araújo. 

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social da II URSAP 

Comentários