Mais de dez mil turistas por noite marcaram o sucesso no V Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati

Por Redação

Com cerca de 30 turistas- dez mil por noite- o V Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati, encerrado, no último domingo, 13/11, repetiu o sucesso dos anos anteriores usando a sua já consagrada fórmula de reunir, num só lugar, economia criativa, artesanato, música, moda, artes plásticas e teatro.

Com a presença do diretor superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, do diretor técnico da instituição, Alci Porto, e do assessor da Diretoria, Reginaldo Lobo, recepcionados pelo Prefeito do município, Bismark Maia, o Festival movimentou, como nunca, o centro histórico de Aracati, lotando a Rua Coronel Alexanzito, conhecida como Rua Grande, que sedia o evento. Além dos bares, cafés, restaurantes e docerias e 50 estandes instalados ao longo da Rua Grande, os casarões históricos também abrigaram restaurantes temporários. Mas, para estar no evento, todos os empreendedores presentes participaram de um ciclo de atividades de formação promovidas pelo Sebrae, parceiro da Prefeitura do Aracati no festival. Ao todo, foram 109 empreendedores, distribuídos nas seguintes arenas Gastronômica, Rota das Falésias, Doce Sabor, Artesanato, Arena Agricultura Familiar e Arena Minha Casa de Portas abertas.

Ainda foram beneficiados 24 ambulantes cadastrados nas atividades de comercialização de bebidas, drinks, cocada, pipoca, picolés e algodão doce.
Já da Associação de Catadores de Resíduos do Pedregal e Pedra Redonda, 60 associados trabalharam na reciclagem de óleo de cozinha e fazendo a coleta de latinhas de bebidas.

A programação do evento contou com diversas atrações artísticas e culturais como Cortejo de bonecos do Mestre Helio Santos acompanhado da Banda Jacques Klein tocando frevo e marchinhas carnavalescas, Exposições de artistas locais (5ª Mostra de Cinema Del Picchia, Cerâmica Barro Vivo da Majorlândia, pintura em telas e esculturas em ferro, no Espaço das Artes. Foram realizadas, também, oficinas de teatro e dança no Teatro Francisca Clotilde; Arena Kids com oficina de pintura, contos e canções para criançada; Oficinas Gastronômicas com os Chefs Leo Gondim e Luciano Ferreira; e apresentações de músicos locais, além do palco principal com apresentações de renome nacional.

ROTA DAS FALÉSIAS

A cidade de Aracati, integrante do roteiro Rota das Falésias, é um dos 65 destinos indutores do Turismo regional no Brasil, responsável por alavancar o turismo em todo o Litoral Leste. O Município se destaca pelas suas belíssimas praias, dentre elas a Praia de Canoa Quebrada, internacionalmente conhecida, bem como se destaca no segmento Histórico e Cultural, com o seu Centro Histórico composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época dos séculos XVIII, XIX e XX, que passou a ser considerado patrimônio nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em abril do ano de 2000.

O Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati já se consolidou no calendário de eventos turísticos do município, atraindo turistas e visitantes para a região, que têm a oportunidade de desfrutar durante os três dias do evento, em um percurso de 1,5 km de extensão no sítio histórico (Rua Grande) do Aracati, de uma rica experiência gastronômica e cultural, vivenciando os saberes e sabores da terra dos bons ventos.

NOVOS TALENTOS


Consagrado por revelar novos talentos, tanto na Gastronomia quanto na Música, o Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati, promovido pela Prefeitura do município com o apoio do Escritório Regional do Sebrae no Litoral Leste, contou, nessa edição, com o maior número de artistas estreando em eventos públicos pela primeira vez.

Ao todo, foram 48 apresentações musicais em nove palcos distribuídos ao longo da charmosa Rua Grande, conhecida pelos seus casarões tombados, e pela Praça Doutor Leite, mais três lounges e Arena Infantil. Todos os espaços com programação permanente, a partir das 18h, além dos shows no palco principal (Elba Ramalho, Marcos Lessa, Superbanda, Os Alfazemas, Banda Jacques Klein e Aldynha Vox) e afters no Aracaty Clube.

A programação contou, ainda, com cortejo, coral, dança e muita música instrumental garantida pela Banda Municipal Jacques Klein. Outras linguagens artísticas foram prestigiadas como exposições no Espaço das Artes, uma galeria instalada no casarão do Barão de Messejana.

 

 

Comentários