Tibau realizará 6ª Conferência Municipal de Saúde


A participação social na discussão das políticas públicas é um fato muito positivo apontado pela administração do município de Tibau e quando o tema é saúde, há uma maior relevância.
Neste sentido, o município irá realizar a 6ª Conferência Municipal de Saúde no dia 12 de abril, próxima sexta-feira, a partir das 8h, no Rust Café.
O evento cumpre a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que neste ano tem como tema principal “Democracia e Saúde”, além de três eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Rosário, a Conferência é uma oportunidade de comunicação com usuários, trabalhadores e gestores de saúde para discutir e planejar ações para o futuro.
Ela ressalta que os principais objetivos são refirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS. “Precisamos mobilizar a sociedade para dialogar e fortalecer a participação e o controle social no SUS”, ressaltou Maria do Rosário.
CONVOCAÇÃO
O prefeito Josinaldo Marcos de Souza (PSD), “Naldinho”, ressaltou que a Conferência é um evento de extrema importância na definição das ações de saúde par aos próximos a nos e vai preparar delegados que irão representar o município na Conferência Nacional, oportunidade que representantes de todo o Brasil vão debater a problemática da saúde no pais e definir diretrizes para a melhoria do SUS.
“Por isso, é essencial que a população de Tibau participe de todo processo, e assim, democratize cada vez mais a saúde”, afirmou o prefeito Naldinho.
PALESTRA
Durante o evento, haverá palestra com o enfermeiro, professor e pesquisador Jennifer do Vale e Silva, doutorando em Saúde Coletiva pela USP, mestre em Saúde Pública pela UFC, professor na Ufersa, onde desenvolve suas atividades no curso de Medicina.
O tema abordado será "Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS.
Serviço:
Data: 12 de abril, das 8h às 17h
Local: Espaço Rust Café – centro, Tibau-RN
Eixos Temáticos:
• Saúde como Direito;
• Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);
• Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários