Prefeitura realiza caminhada contra a Dengue em Tibau

A Prefeitura Municipal de Tibau, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa quinta feira (22), uma grande mobilização de combate contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças.
A ação envolveu agentes de saúde, agentes de endemias, demais funcionários da Secretaria de Saúde Municipal de Tibau e uma equipe da limpeza urbana em uma grande caminhada que percorreu ruas da cidade em busca de possíveis focos do mosquito da dengue.
Além de tentar localizar possíveis ameaças, a ação teve como objetivo alertar diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade que todos têm na eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, na ação foram distribuídos sacolas plásticas de lixo e realizado panfletagem.
A Secretária de Saúde, Márcia Cristina, acrescentou que o objetivo principal da caminhada é conscientizar a população. “Muitos ainda deixam garrafas, pneus, entulhos em geral em casa e não sabem o perigo que isso pode trazer para a saúde. Estamos aqui para alertar a todos sobre os riscos de contrair os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika e aproveitamos para tirar esses lixos. Buscamos sempre uma saúde humanizada e de qualidade para todos”, declarou.
Sintomas
Entre os sintomas da dengue clássica estão febre alta com início súbito, dor de cabeça, cansaço, tontura, vômitos, vermelhidão no corpo e coceira. A dengue hemorrágica tem ainda outros sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, sangramento pelo nariz, boca e gengiva e dificuldade respiratória.
A dengue hemorrágica pode levar uma pessoa à morte em até 24 horas. A principal medida para se evitar a transmissão da doença é evitar o acúmulo de água em áreas residenciais, condição propícia para a procriação do mosquito Aedes Aegypti.





Comentários