Mossoró registra 67 homicídios e fica em segundo no RN no índice de violência

De acordo com o levantamento, em Natal o número de assassinatos neste mesmo período é 221. Número de assassinatos em Natal já é superior ao registrado durante todo o ano de 2001, quando ocorreram 165 assassinatos
Até o dia 17 deste mês, a Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte registrou 67 crimes de homicídio somente em Mossoró. De acordo com o levantamento, em Natal o número de assassinatos neste mesmo período é 221. Uma audiência pública, agendada para as 9h da manhã de hoje, 20, na Câmara Municipal de Natal, irá discutir a atual situação da segurança pública na capital potiguar.
O número de assassinatos em Natal já é superior ao registrado durante todo o ano de 2001, quando ocorreram 165 assassinatos na cidade. Os dados da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos também monitoram a situação em município da região metropolitana e no interior do Estado.
Segundo o vereador Felipe Alves, que propôs a audiência, o objetivo é encontrar uma solução integrada com todos os envolvidos na segurança pública. Em entrevista na manhã de ontem, 19, ele disse que devem participar da reunião o secretário estadual da Segurança Pública, general Eliézer Girão Monteiro Filho, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, além de representantes das associações das polícias Civil e Militar, além de representantes de várias secretarias da Prefeitura de Natal.
Um dos objetivos, ainda de acordo com o vereador, é discutir a descentralização da responsabilidade em relação à segurança pública na capital. Para Felipe Alves, é possível que a própria Prefeitura de Natal colabore com o monitoramento da cidade. Outra solução proposta e que deve ser discutida na audiência, é o aumento do efetivo da Guarda Municipal.
O mapeamento feito pela Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos aponta os 15 municípios do RN com maior índice de homicídios neste ano: Natal (221); Mossoró (67); Parnamirim (54); São Gonçalo do Amarante (29); Macaíba (29); São José de Mipibu (23); Ceará-Mirim (15); Baraúna (15); Assu (14); Extremoz (14); Areia Branca (9); João Câmara (9); Caicó (8); Santa Cruz (8) e Parelhas (7).

Comentários