Del Monte vai demitir trabalhadores no Vale do Açu

Del Mont Fazenda
Plantação de bananas no RN: a Del Monte vai reduzir em 38% a área destinada ao cultivo da fruta, no Rio Grande do Norte e Ceará - Foto: César Alves
Depois do fechamento da Frunorte, no ano 2000, o Vale do Açu passou a ser conhecido como o 'cemitério da fruticultura irrigada do RN'. Agora é a vez do gerente geral da Del Monte no Brasil, Sérgio Camacho, anunciar que seis mil e duzentas pessoas deverão ser demitidas no Rio Grande do Norte e no Ceará, segundo reportagem publicada na edição de hoje da Tribuna do Norte.
As demissões ocorreriam principalmente em Carnaubais e na Zona Rural de Assu, exatamente como aconteceu com a Frunorte - empresa que conquistou o posto de maior produtora de frutas tropicais do Nordeste e que hoje, após ser transformada em assentamentos - Irmã Doroth, Magarida Silva e Rosa Luxemburgo – se encontra em total estado de abandono.
Na reportagem assinada pelo repórter Vinícius Menna, ele conta que "no estado, a Del Monte mantém 10 fazendas na região do Vale do Açu com 1.450 hectares de área plantada e de acordo com a mudança de estratégia, até julho de 2014 essa área para o plantio de banana será diminuída para 900 hectares, o que equivale a uma redução de 38%."
DSC02395
Total abandono dos prédios da Frunorte onde funcionavam a Packing house - casa de embalagem, que obedeciam aos padrões internacionais para exportação e tinha um custo na ordem de dois milhões de dólares
"A Frunorte", segundo o professor da UFERSA, Josivan Barbosa,, "foi a maior produtora de manga do Rio Grande do Norte". O pomar hoje está quase que devastado e os canos de irrigação jogados ao relento. No auge da produção, a Frunorte chegou a empregar mais de 2 mil trabalhadores distribuídos nas fazendas nos municípios de Assu e Carnaubais.
blog do VT

Comentários