RN só produziu 138 toneladas de lagosta em 2013

O Estado que já chegou a exportar 380 toneladas de lagosta, hoje só produz 36%


Por Virgínia França
A produção da lagosta no Rio Grande do Norte vem caindo a cada ano, o que tem gerado queda nas exportações, já que 90% da produção de lagosta é encaminhada para a exportação. Em janeiro à novembro de 2013, período em que o produto pode ser comercializado, foram exportados 138,981 toneladas, cerca de R$ 4,370 milhões em receita foi gerado para o Estado.
Robson Santana lista fatores que geram a queda de produção da lagosta no RN (Foto: Cláudio Abdon)
Robson Santana lista fatores que geram a queda de produção da lagosta no RN (Foto: Cláudio Abdon)
Este número de exportação representa a menos da metade do que já foi exportado pelo Estado. Em 2008, foi exportado 380 toneladas de lagosta potiguar. Nos anos seguintes, a quantidade de toneladas exportadas caiu consideravelmente, chegando a 129 toneladas em 2010. Em 2012, foram exportadas 111 mil quilos de lagosta.
“Se eu não proteger bem a espécie, não vai ter um bom estoque. Então, com a queda de produção, perde renda para o Estado, mas havendo o respeito ao defeso, aumenta a produção de lagosta”, declara Robson Santana, agente de fiscalização do Ibama. O defeso deste ano é sentido daqui a quatro anos, tempo necessário para o crustáceo ficar com um tamanho ideal.
O agente de fiscalização do Ibama também aponta como motivo da queda da produção da lagosta a qualidade do produto, causado pela contaminação ao meio-ambiente e a captura do crustáceo no tempo e de maneira incorreta. Esses fatores estão diretamente relacionados ao preço do produto, comercializado hoje à R$ 40 o quilo.
Atualizado em 6 de janeiro às 12:21

Comentários