Rosalba Ciarlini entra com mandado junto ao TSE para evitar afastamento




Mandado de Segurança foi protocolado no final da manhã desta quinta (12).
Acórdão da cassação da governadora do RN ainda não foi publicado.

Rosalba Ciarlini, governadora do RN (Foto: Ricardo Araújo/G1)Defesa da governadora entrou com mandado de
segurança no TSE (Foto: Ricardo Araújo/G1)
A defesa da governadora Rosalba Ciarlini protocolou um mandado de segurança junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (12). De acordo com o site do TSE, o mandado de segurança em questão trata de pedido suspensivo ao acórdão que cassou o mandato da governadora do Rio Grande do Norte.
O documento foi protocolado no TSE às 11h24 (horário de Brasília). O G1 tentou falar com o advogado Felipe Cortez, mas ele não atendeu às ligações.

O acórdão com a decisão dos juízes em relação à cassação da governadora ainda não foi publicado no Diário Oficial de Justiça. De acordo com a assessoria do TRE/RN, a expectativa é que o acórdão seja publicado nesta quinta-feira (12). Enquanto o documento não for publicado, a governadora Rosalba Ciarlini continua no cargo.
A cassação
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu nesta terça-feira (10) afastar a governadora do estado. Rosalba Ciarlini (DEM) foi condenada por abuso de poder político e econômico durante a campanha municipal de 2012 em Mossoró, no oeste do Estado. A Corte também tornou Rosalba inelegível e notificou a Assembleia Legislativa a empossar o vice-governador Robinson Faria (PSD).
Rosalba foi condenada por abuso de poder político e econômico ao usar a máquina pública irregularmente durante a campanha eleitoral do ano passado em prol da campanha da prefeita Cláudia Regina, que também é do DEM. A prefeita, na sessão que condenou a governadora, acumulou a 13ª cassação e foi mantida afastada do cargo.

Um relatório divulgado pela Inter TV Cabugi nesta quarta-feira (11) revelou que as duas aeronaves do governo do Rio Grande do Norte fizeram 87 viagens a Mossoró, cidade da região Oeste potiguar, durante a campanha eleitoral de 2012. A emissora teve acesso a um relatório que foi anexado ao processo analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. O número de viagens, segundo o relatório, foi registrado pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3), que faz o monitoramento do espaço aéreo brasileiro.
A assessoria de comunicação do governo informou que só vai se pronunciar quando o Estado for notificado.
g1/rn

Comentários