Número de apreensões de 'paredões de som' aumenta em Fortaleza



De janeiro até dezembro, foram apreendidos 701 paredões de som.
Em relação a 2012, houve um aumento de 252% no número de apreensões.

Do G1 CE
O número de denúncias contra poluição sonora aumentou em Fortaleza, de acordo com a Secretaria de Urbanismo e de Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma). De janeiro a dezembro deste ano, foram apreendidos 701 "paredões de som", equipamentos de som ligados a carros. O número é superior ao registrado em todo o ano passado, quando houve 199 apreensões. O aumento é de 252%.
As apreensões são resultados das 4.829 denúncias recebidas pela Prefeitura de Fortaleza e de ações entre a Seuma e a Polícia Militar Ambiental. A operação conjunta fiscaliza bares, restaurantes, comércios, shows e vendedores ambulantes. As apreensões são realizadas, principalmente, entre a quinta-feira e o domingo, quando aumenta o número de denúncias.
Durante o fim de semana, em 2013, a média de paredões apreendidos subiu de 10 para 30, de acordo com a Seuma. O responsável pela poluição sonora responde criminal, civil e administrativamente. A multa varia de R$ 912 a R$ 9.122. “Se a pessoa negligenciar e não comparecer em 60 dias, o material será descartado e levado para a reciclagem. O processo administrado em aberto será finalizado e chegará uma multa. A pessoa pode fazer um acordo, pagar uma compensatória ambiental e recuperar o material”, afirma Astrid Câmara, gerente da Célula de Controle da Poluição Sonora.
Qualquer som acima de 85 decibéis já é considerado poluição sonora. De acordo com o capitão da Polícia Militar Ambiental, Patrício Santana, a fiscalização vai ser reforçada no final do ano. "Vamos ter apoio de outros efetivos, como o Programa Ronda do Quarteirão e o Policiamento Ostensivo", diz.
ASSISTA O VÍDEO NO LINK ABAIXO.
 http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/12/numero-de-apreensoes-de-paredoes-de-som-aumenta-em-fortaleza.html

Comentários