Sinagoga beit Yaacov realiza evento de Cultura e religião judaica em Tibau




Fundada à alguns anos em nossa Cidade e com sede na Rua Neném marciano cetro.
A associação israelita de Tibau Realizou no mês de julho a quinta yeshivah do sertão. Projeto  idealizado pela sinagoga sem fronteiras que tem como líder e presidente o Rabino Gilberto Venturas e vice presidente sua esposa Jaqueline venturas.



O casal tem feito um esforço extraordinário para aproximar os (bney anussim ) descendentes
de judeus a se organiza em comunidades e a regulariza a situação de todos perante o povo judeu.

Esse ano Realizado em nossa Cidade de Tibau a quinta yeshivah do sertão teve a participação de mais de 40 jovens, de varias partes do Brasil. Eles puderam fazer  diversas atividades lúdicas esportivas educacionais e aulas de defesa pessoal.


Chegou em nossa Cidade um (sefer torah)-um Rolo da lei de Moisés) que veio de Israel para a sinagoga beit Yaacov aqui em nossa Cidade.

Doado pelo Rabino Amsalem israelense líder do movimento (zera Israel) e com o apoio da  sinagoga sem fronteiras  que é liderada pelo Rabino Gilberto Venturas que juntos  reúne os dispersos de Israel no Brasil e pelo mundo. Teve A inauguração de uma (mikveh) piscina onde é feito o banho Ritual, usado por todos as mulheres e homes da  comunidade judaica de tibau. Essa é uma mikveh histórica pois prova que após 400 anos, mesmo com toda perseguição que ouve ao povo judeu nós continuamos, falou Antônio Fabiano de Oliveira Cavalcante presidente da sinagoga beit Yaacov. 

A mikveh foi construída por um descendentes dos judeus que vieram ao  Brasil fugindo da inquisição!  Isso foi matéria de vários jornais  Israelenses que fizeram várias matérias sobre o assunto dando destaque a nossa Cidade de Tibau.


LINKS ABAIXO


Tivemos ainda no dia 21 deste mês de julho de 2019 os (giurim) conversão de cerca de 40 pessoas, de várias de nossas comunidades por meio do tribunal Rabínico que veio de israel, Foram realizado cerca de nove casamentos coletivos que contou com a presença da vice prefeita( Lidiane Marques ) que deu  apoio incondicional ao  evento aqui em nossa cidade afirmou o presidente da sinagoga beit Yaacov  Senhor Antonio Fabiano de oliveira Cavalcante.


Que fez questão de agradece o apoio do empresário Adriel Carvalho, por ter cedido espaço em sua academia para atividades com os jovens do projeto yeshivah do sertão. Ao professor alivan que deu aula de educação física aos jovens , e professor  Adalberto de (kav maga) arte de marcial  criada em Israel.



Comentários