Mar avança e isola Praia de Barreiras de Cima, em Icapuí-CE

Na segunda-feira, a estrada que liga a Praia de Barreiras de Cima ao Centro de Icapuí foi tomada pela maré alta e ficou difícil trafegar em veículos pequenos. Ontem, a situação era semelhante ( Foto: Melquíades Júnior )

Icapuí. Em tempo de super lua, o mar voltou a avançar nesta semana no Litoral Leste do Ceará. Este Município, que tem praias já desfiguradas pelo processo extensivo das marés, viu a água chegar onde nunca havia. Em poucos minutos, por volta de 17h20 de segundafeira, o fim do "corredor do Manel de Otávio", estrada que liga a Praia de Barreiras de Cima ao Centro, foi tomada pela maré alta. Veículos mais altos, como ônibus, ainda conseguiram realizar a travessia recém-alagada. Carros menores tiveram que voltar. Mas até 18h ninguém mais ousava: a comunidade ficou com acesso apenas pelo outro lado da cidade. Ontem a situação era semelhante

Segundo moradores, é a primeira vez que a maré chega com tanta força nesta parte do Município. "É a natureza pegando de volta o que é dela", proclamou a marisqueira Tereza Soares. O pescador Marcos Marques Júnior disse que o avanço das ondas, ultrapassando áreas de aterramentos de postes de iluminação, aumenta riscos de queda da estrutura. Entre ondas mais fortes e mais fracas, algumas pessoas ainda se arriscaram a atravessar de moto ou de bicicleta. A cena era típica de uma cidade do sertão quando sofre transbordamento de lagoas no período chuvoso, não fosse um litoral.

Em 2008, a comunidade de Barrinha viu casas e uma escola serem destruídas pelo avanço do mar. Uma parede de contenção do tipo "bag wall" foi construída na localidade. A Prefeitura está acompanhando a situação, pelo histórico de vários anos de avanço do mar, para solicitar providencias junto aos governos Estadual e Federal visando o enfrentamento do problema. Até lá, é a lua vista mais próxima do céu e o mar visto mais próximo de casa.



Comentários