Setembro Amarelo: Saúde realiza ações e palestras de prevenção ao suicídio em Tibau.


 Alertar a população sobre os riscos da pressão e ansiedade que acarretam, no Brasil, a morte de milhares de pessoas, principalmente jovens, vítimas de suicídio.

Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Tibau, com apoio da Assistência Social, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Família Acolhedora, realizou na manhã desta quinta-feira, 13, palestras e ações de prevenção ao suicídio, na Câmara Municipal, tendo como público alvo os profissionais da rede municipal.

"Como nossa secretaria trabalha diariamente com crianças, adolescentes e idosos inseridos nos serviços da Assistência Social, já estamos trabalhando projetos dentro das escolas, começamos pela Escola Estadual Rui Barbosa, onde lá está sendo trabalhado o projeto Temas Geradores, toda a rede de Assistência Social está envolvida, e logo logo chegaremos as demais escolas do Município". Disse em uma das suas palavras a Vice Prefeita Lidiane Marques.


A psicóloga Vanessa Freitas, enfatizou para todos os profissionais que “é possível prevenir o suicídio sim, desde que todos estejam aptos a reconhecerem os fatores de riscos presentes, para determinarmos medidas que possam reduzir tal risco e assim evitar o suicídio”, disse.

Vanessa alerta ainda que os números de vítimas do suicídio têm aumentado, principalmente entre a população jovem. “O suicídio é a terceira causa morte entre homens com idade entre 15 a 29 anos, e os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios registrados no país. Isso nos deixa preocupada, assustada”, comentou Vanessa.


Para complementar as informações, a psicóloga disse que os levantamentos oficiais evidenciam que no Brasil, os jovens mais por suicídio do que por Aids.  “Precisamos tratar este assunto com carinho, tem que ser uma prioridade. Esse trabalho de informação e de orientação é nossa meta para chegar a todos os munícipes”, disse a psicóloga Vanessa Freitas.




Comentários