Rota das Falésias cria programação para movimentar roteiro


Rio Grande do Norte e Ceará criam eventos para atrair mais visitantes à Rota das Falésias. Um deles é o Festival da Lagosta de Icapuí, que começa na próxima quinta-feira (15)
Imagem do Blog TVT 
Falésias de areias coloridas, dunas com areias brancas, praias a perder de vista, coqueiros e um mar verdinho de águas mornas e límpidas. O que já era irresistível na Rota das Falésias, que compreendia 215 quilômetros do litoral cearense, ficou ainda mais sedutor com a inclusão de atrativos do Rio Grande do Norte ao roteiro, que agora é composto também pelo Polo Costa Branca. Aos municípios de Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí juntaram-se as cidades potiguares de Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue e Mossoró.
A ideia é usar estratégias mercadológicas para transformar o roteiro em um produto turístico ainda mais rentável e comercialmente viável, contribuindo para a melhoria da estrutura e a qualificação dos serviços oferecidos, para explorar todo o potencial da região. Hoje, a Rota da Falésia reúne 13 municípios.
Nesse trabalho conjunto, do lado potiguar, ganharam destaque programações como o 1º Encontro de Voo Livre na Falésia da Pedra Grande, além dos festejos juninos de Mossoró, que devem começar, já neste fim de semana e a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), programada para o período de 13 a 16 de setembro, também em Mossoró.
Do lado cearense, serão enfatizados eventos importantes no calendário turístico da região como o XI Festival da Lagosta de Icapuí, que começa quinta-feira (15), na Praia das Barreiras, o Festival Canoa Blues, o Festival da Sardinha e o Pindorecana 2017, bem como outras iniciativas que estão previstas como o Festival de Cantadores e Repentistas de Aracati, o Festival do Camarão de Quixaba e o Festival de Marisco de Fortim.
A negociação para a inclusão do Rio Grande do Norte ao roteiro teve início no final do ano passado, quando os empresários e instituições ligadas ao turismo do Polo Costa Branca potiguar, juntamente com o Sebrae no Rio Grande do Norte, solicitaram a integração de cinco cidades à Rota das Falésias, no que foram atendidos pelo Grupo Gestor do Roteiro, com apoio do Sebrae no Ceará.
Para o turista, a integração aumentou as possibilidades de lazer e diversão. Afinal, ele terá a oportunidade de encontrar, num território ampliado para 240 quilômetros e 45 praias, atrativos como as praias do Porto das Dunas, Águas Belas, do Presídio, Majorlândia, Morro Branco, Praia das Fontes, Uruaú, Canoa Quebrada, Quixaba, Redonda, Peroba, Barreiras, Ponta do Mel, São Cristovão, em Areia Branca, e Tibau, além das águas termais de Mossoró, as salinas com imensos morros brancos e atrações como os locais que abrigaram as lutas com o bando de Lampião.
A Rota das Falésias é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil do MTur (Ministério do Turismo), e desenvolvido em parceria com o Sebrae Ceará. Tendo dado os primeiros passos em 2004, há 13 anos vem recebendo ações do planejamento à execução, buscando a diversificação da oferta turística, estruturando atrativos e inserindo-os no mercado de forma qualificada e diferenciada.
Nos últimos anos, graças a esse trabalho conjunto, o destino profissionalizou-se, chegando no início de 2016, a 600 empreendimentos entre hotéis, restaurantes e pousadas, 12.140 leitos disponíveis, 37.163 assentos em bares, barracas e restaurantes e 46 associações com 1.444 integrantes, incluindo , incluindo bugueiros, taxistas e artesãos

Comentários