Atenção: novo golpe no WhatsApp usa voucher do Mc Donald’s; entenda


Empresa de segurança alerta para o perigo de roubo de dados e vírus; veja

Ao usar a mesma identidade visual da marca Mc Donald’s o golpe confunde o usuário que pode ser lesado de diversas maneiras ao informar dados como RG e CPF. Entre os riscos que os consumidores correm ao cair nessa estratégia está compras e cobranças indevidas em seu nome, donwload de aplicativos que prejudicam o celular, além de milhares de vírus .
Segundo especialistas da PSafe – que vivem alertando sobre links maliciosos que têm sido compartilhados pela rede de compartilhamento de mensagens, o alto número de usuários atingidos pela falsa promoção se deve ao fato de o golpe pedir que a pessoa compartilhe o link do anúncio com outros 10 contatos para validar o “cupom”.
Outros casos
Do começo do ano para cá diversos golpes foram aplicados sendo que milhões de consumidores acabaram sendo prejudicados. Na Páscoa, por exemplo, mais de 300 mil pessoas caíram no golpe do ovo de Páscoa gratuito.
Os golpistas usaram nomes de grandes marcas de chocolate como o da Kopenhagen para espalhar vírus e roubar dados pessoais de que clicasse no link malicioso.  Na época o alerta também foi feito pela startup já mencionada e explicou como os criminosos agem no WhatsApp.  “Essa falsa campanha apresentou uma rápida curva de crescimento nas últimas 24 horas, o que nos leva a crer que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas”, comentou Emilio Simoni, gerente da PSafe, por meio de nota. 
Fonte: iG

Comentários