Mulheres podem denunciar violência em novo site do governo do RN

Portal da Mulher Potiguar também tem artigos sobre saúde da mulher.

"Violentômetro" ajuda a reconhecer casos de agressão.

Site destaca Ligue 180, disque-denúncia nacional da Central de Atendimento à Mulher (Foto: Reprodução/Portal da Mulher Potiguar)
Em destaque, o Ligue 180, disque-denúncia de violência contra a mulher (Foto: Reprodução/Portal da Mulher Potiguar)



A Secretaria de Políticas Públicas para
a as Mulheres do Rio Grande do Norte criou um site na internet para receber denúncias – inclusive anônimas – de mulheres que sofreram algum tipo de violência. O Portal da Mulher Potiguar será lançado oficialmente nesta terça-feira (21), mas já está disponível no endereço mulherpotiguar.rn.gov.br.

Além de receber denúncias, o site tem uma ferramenta chamada “violentômetro”, um teste que ajuda uma mulher a reconhecer se ela está ou não submetida a algum tipo de agressão, e dá orientações. O portal também elenca uma série de artigos informativos sobre contracepção, câncer de mama e outros temas relacionados à saúde feminina.As denúncias não têm valor de boletim de ocorrência, que pode ser feito em uma delegacia normal ou, dependendo do caso, em uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Atualmente, há cinco DEAMs em funcionamento no RN – em NatalParnamirimMossoró e Caicó.

Segundo a Secretaria, por meio do site será possível mapear os casos de violência contra a mulher. Os dados serão encaminhados à coordenadoria de Mulheres e Minorias, vinculado a Secretaria de Segurança Pública, e devem guiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a população feminina.
"A violência contra a mulher no Brasil é um assunto muito mais presente e assustador do que possa parecer. Temos uma subnotificação e os números podem ser mais alarmantes. O Portal dará voz a muitas vítimas que estão sofrendo silenciosamente”, afirma a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Flávia Lisboa.
Mapa do Feminicídio

Comentários