Carnaval no ritmo certo: 10 dicas para garantir energia na folia sem prejuízos à saúde

Nutricionista Cristiane Perroni mostra como é possível se manter hidratado, fazer as melhores escolhas na hora de comer na rua e brincar o carnaval sem estragar a festa

No fim de semana começa o carnaval com um feriado de quatro dias. E, para não perder o ritmo na folia e se divertir sem riscos à saúde ou prejuízo no controle de peso, é preciso organização e negociação na escolha dos alimentos. O calor intenso, fazer várias refeições na rua, ficar acordado por muito tempo e o elevado gasto energético na maratona de blocos demanda atenção com alimentação e hidratação. Tudo para evitar ganho de peso, riscos de contaminação alimentar, desidratação e hipoglicemia.

Os blocos e trios elétricos começam logo cedo e os desfiles das escolas de samba viram a madrugada, portanto programe-se para aproveitar a festa sem sustos. Seguem algumas dicas para ter energia, muita disposição e saúde:

EuAtleta - carnaval mulheres água de coco (Foto: Getty Images)Água de coco é boa pedida para manter a hidratação durante a folia (Foto: Getty Images)

1. Café da manhã
Comece com um bom café da manhã: leite ou iogurte, frutas, sanduíche/tapioca recheados com proteína (queijos magros, tofu ou ovo, pasta amendoim), bolo integral. Acrescente uma colher de sopa de semente de chia/linhaça/aveia.

2. Hidratação
Não esqueça a ingestão de água durante todo dia, 35 a 40 ml de água/kg de peso/dia.

3. Reposição
Para reidratar, além de água, utilize água de coco, sucos de frutas e até mesmo bebidas esportivas.

4. Cuidado com o álcool
Ao ingerir bebida alcoólica intercale com água. A cada duas latinhas, beba água. Hidrate-se e moderação no consumo, são muitos dias de festa.


5. Pequenos lanches 
Lanchinhos que podem ser levados na bolsa: frutas secas/desidratadas, mix de nuts e frutas secas, barras de cereais e de nuts, barras de proteínas ou biscoitos integrais.

Comentários