PREFEITURA DE TIBAU ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE ADEREM A CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO


Equipe que participou do Dezembro Vermelho

A Secretaria Municipal de Saúde de Tibau, através da Esquipe de Estratégia de Saúde da Família e o Núcleo de Apoio (NASF), realizam campanha em alusão ao DEZEMBRO VERMELHO.

Na manhã de hoje (21) foi realizado um movimento em alusão ao Dezembro Vermelho na Unidade Básica de Saúde Terezinha Lima Pessoa (PSF II). A campanha é uma ação de combate a Aids e à Sífilis onde foram realizados testes rápidos, com resultados prontos em 20 minutos, além da conscientização da doença, foram distribuídos preservativos. 

1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, momento  importante para intensificar as ações mobilizando a sociedade, despertando na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos. No Rio Grande do Norte foram diagnosticados 525 novos casos em 2014 e 322 novos casos em 2015, em pessoas maiores de 13 anos. As maiores proporções de casos estão na faixa etária de 30 a 39 anos (34%) e 40 a 49 anos (25%). Se considerarmos os números acumulados de 2005 a 2015, os dados apontam um percentual de 68% do sexo masculino e 32% do sexo feminino.
No período de 2005 a 2015 foram registrados 91 casos de AIDS em crianças no RN, sendo que 67% foram diagnosticados antes dos cinco anos de idade. Em 2015 foram diagnosticados 12 novos casos. De acordo com o Sistema de Controle de Medicamentos do Ministério da Saúde, no ano de 2015, 350 pessoas fazem tratamento para HIV no Rio Grande do Norte. Os dados referentes a 2016 só serão inseridos nos sistemas do Ministério da Saúde após o final do ano.

  Assistente Social Lívia Alves fazendo o cadastro da população
 Foi realizado uma pequena palestra com a Psicóloga Vanessa Freitas

 Os enfermeiros Lucas e Fabíola fizeram os testes rápidos








Comentários