Representação da ASSOVALE está em Brasília participando de manifestação em defesa da vaquejada

A organização mobilizou as entidades de vaqueiros e amantes da vaquejada para levar a Brasília centenas de caminhões de boiadeiro e cerca de mil cavalos para a manifestação em frente ao Congresso Nacional


A Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM) e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), com apoio da Força Sindical, realizam hoje (25) um ato em Brasília – DF pela liberação da Vaquejada no Brasil. A organização mobilizou as entidades de vaqueiros e amantes da vaquejada para levar a Brasília centenas de caminhões de boiadeiro e cerca de mil cavalos para a manifestação em frente ao Congresso Nacional. No dia 06 deste mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a Lei cearense nº 15.299/2013, que regulamentava os espetáculos de Vaquejada no Estado. Com o entendimento da Corte Máxima do País, a Vaquejada passa a ser considerada uma prática ilegal, e, portanto, proibida. Desde então, diversos protestos ocorreram no país contra a proibição.

A partir daí vários atos em defesa da prática da vaquejada aconteceram em diversos estados brasileiros. No último dia 11 vaqueiros de todas as partes do Rio Grande do Norte se reuniram em Natal em frente a Assembleia Legislativa a fim de fazer com que a Casa das leis potiguares se manifestasse apoiando a causa defendida pelos vaqueiros e organizadores desse tipo de evento. Eles entendem que apenas em solo potiguar o número de desempregados sem as vaquejadas pode passar dos 20 mil. No ato deste dia na capital federal quem está presente entre outras entidades é a Associação dos Vaqueiros Amadores do Vale do Açu (ASSOVALE). Uma delegação de vaqueiros em nome da entidade viajou rumo a cidade saindo de Assú na última sexta-feira, dia 21 de outubro a bordo de um caminhão boiadeiro levando consigo cavalos que ajudarão a transformar o Congresso Nacional em um ‘parque de vaquejada’ a céu aberto. Além de vaqueiros de todo o país o evento ainda terá missa do vaqueiro e atrações musicais que costumam se apresentar nas vaquejadas. Na lista nomes como Mastruz com Leite, Rita de Cássia, Mano Walter, Joãozinho Aboiador, Luizinho de Irauçuba e Luan Estilizado entre outros.
Por : Rádio Princesa Do vale

Comentários