I Seminário de Sensibilização de Turismo em Tibau


Yves Guerra, do SEBRAE Natal


        Aconteceu na manhã de quinta, dia 15 de setembro, o I Seminário de Sensibilização de Turismo em Tibau, no plenário da Câmara Municipal, numa oportunidade para discutir ações para aquecer o turismo no município. 
       O seminário contou com a presença de Haroldo Azevedo Filho, vice-presidente da EMPROTUR, representando o Secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar; da consultora de turismo do SEBRAE-Ceará, Adriana Girão; Yves Guerra, gestor de turismo do SEBRAE Natal; Valdemar Belchior, do SEBRAE Mossoró; do Secretário de Turismo de Tibau, Wellington de Alcântara; de Lourdinha Rebouças, Secretária do Meio Ambiente e Urbanismo de Tibau.  
       O presidente da Câmara Municipal de Tibau, vereador João Nolasco Neto, presidiu os trabalhos e abriu o seminário falando como comerciante da área de entretenimento, dizendo que espera que o seminário dê uma motivada nos empreendedores locais, para que se sintam encorajados a investir. “A gente sente muito a redução do fluxo de vendas no dia a dia, cada vez mais o verão fica mais curto, Tibau tinha um verão que durava três meses, mas hoje se resume a três finais de semana, além do carnaval, precisamos elaborar um calendário de eventos dentro da realidade de Tibau, vejo em determinadas regiões como, por exemplo, Santa Cruz, em pleno sertão, com seca, mas que conseguiram consolidar como evento turístico. Aqui temos sete quilômetros de litoral, temos as salinas, acho que temos tudo para melhorar, não digo para resolver, pois ano passado o SEBRAE nos levou para conhecer outras regiões com turismo sazonalizado. Considero os comerciantes de Tibau uns guerreiros por manter uma infra-estrutura. Já estamos na frente de muitos municípios, a RN 013 duplicada, fartura de água, energia, e o comércio de Tibau é bom. Temos que melhorar, claro, na parte hoteleira. Temos uma frota de 50 taxis, índice de violência baixíssimo, temos muita coisa para mostrar, precisamos de um empurrão, viu, Haroldo? Diga ao governador que estamos precisando de motivação, sou comerciante e muitas vezes temos vontade de investir no vestuário do funcionário, num cardápio, mas ficamos com medo de não termos o retorno. Peço aos representantes do poder executivo municipal que após esse processo eleitoral, vamos preparar a cidade para o próximo verão, pois o fundo do poço da crise já passamos, agora vamos dar a volta por cima”, registrou Nolasco Neto.
        Em seguida, a consultora de turismo do SEBRAE do estado do Ceará, Adriana Girão, exibiu em datashow, material produzido nos meses de julho e agosto deste ano e explicou que este projeto Rota das Falésias vem sendo desenvolvido há dois anos. “O roteiro integrado ao estado do Ceará atinge oito municípios e por que não integrar no roteiro o Rio Grande do Norte? Como oferecer um produto se muitos serviços ainda não estão prontos? Precisamos investir em qualificação porque a força desses empresários é que vai fazer acontecer. Do contrário, não temos como enfrentar isso, pois são pré-requisitos para roteirização desse projeto. O SEBRAE e a Secretaria de Turismo de Tibau pode ter a melhor boa vontade do mundo, mas sem a colaboração dos empresários, nada vai sair do papel. O Rio Grande do Norte quer se integrar ao projeto e estamos correndo contra o tempo, duas etapas já foram cumpridas. Portanto, unam forças e conversem com outros empresários, esse destino Tibau no Rota das Falésias só será possível com o apoio e integração dos empresários”, enfatizou Adriana Girão. 
        Adriana Girão esclareceu que o objetivo da sua consulta é estruturar, fortalecer os produtos turísticos de Areia Branca, Grossos, Mossoró, Porto do Mangue e Tibau e assim potencializar a integração. O público alvo do projeto são as micro e pequenas empresas que possuam CNPJ localizadas nesses municípios, os órgãos oficiais de turismo, municipais, estadual e entidades de classes desses municípios, associação, grupos e conselhos municipais associados ao turismo, como artesanato, gastronomia, associações e cooperativas ligadas ao turismo, além de lideranças e entidades de classes representativas do poder. A proposta é integrar o território do Rio Grande do Norte na Rota das Falésias e integrar Tibau, que ainda não está integrado a Rota das Falésias, apenas iniciamos os estudos para ver a viabilidade disso. Ela espera que o mercado aceite essa idéia. “Pois se o mercado chegar aqui e não ver condições, ele volta, a gente propõe, mas quem decide é o mercado, é assim que funciona”, deixou bem claro.
        Durante os meses de julho e agosto, Adriana Girão fez um diagnóstico dos empreendimentos, produtos e roteiros. “Esse processo a gente trabalhou no Ceará, mas exige um monitoramento das ações, apoio a comercialização do roteiro, o envolvimento dos atores e criação e fortalecimento do grupo de trabalho, análise de mercado e planejamento estratégico do roteiro, qualificação e adequação dos serviços e apoio a implantação de novos empreendimentos. Se Tibau se integrar a Rota das Falésias,  é um novo olhar, um novo serviço que precisa se constituir para esse fim, pois várias ações estão previstas para esse projeto para o ano que vem, como participação em feiras e rodadas de negócios, por exemplo”, explicou. Adriana Girão disse que os produtos atuais que podem ser oferecidos na região de Tibau são o por do sol de Tibau; as Praias de Tibau e Manuelas, o passeio de barco rio Apodi-Mossoró, em Grossos e Areia Branca, a Praia de Pernambuquinho, em Grossos, com a prática de Kitsurf. Ela sugeriu que fossem criadas trilhas e pic nics nas falésias. A consultora de turismo fez um resumo do perfil do turista: “53% elegeu os atrativos naturais como principal produto dos destinos, mas que faltavam opções de passeio turístico”. Ela falou que paredões afastam o turista com qualidade, aquele que tem poder de compra e consumo, e que o turista que curte paredão só vem beber e produzir lixo”. 
     Ao final de sua explanação, Adriana Girão pediu a participação dos presentes, momento em que o empresário Saulo, proprietário da Pousada Beijo Mar, na Praia das Manuelas, pediu um mapa para montar um prospecto com os pontos turístico para que o turista possa ver, mesmo que os empresários venham a custeá-lo. “Precisamos e temos necessidade, pois chegar no restaurante ou pousada, com esse material faz com que o turista fique”, disse. Saulo sugeriu também iluminação à beira mar. “Com iluminação isso vai trazer mais pessoas na praia, à noite a praia é deserta, já que não há assaltos”. 
      Natalia Rodrigues é artesã de garrafas de areia colorida, lembrou que o SEBRAE estimula o artesanato local. “A gente às vezes fica até receosa de ter ideias, porque começa e para, faz tempo que a gente vem lutando, mas devemos acreditar sempre”, finalizou. Adriana Girão aproveitou a oportunidade e perguntou por que não oferecer oficina de areias coloridas nas pousadas? “No Ceará, as crianças participam e ao final ganham uma garrafinha, é uma idéia, uma saída, são varias sugestões, pode ser feita parceria dos artesãos com as pousadas, temos inúmeras possibilidades”, sugeriu Adriana Girão.
        A filha de Natália, Romayana, cantora, falou como representante dos músicos locais e ouviu de Adriana Girão sobre um empresário de pousada em Canoa Quebrada que investiu em músicos e se deu bem. “São iniciativas dessas que acabam abrindo esse projeto Por do Sol acústico, não somente para os hóspedes, mas para o público da cidade que vai ao restaurante e consome”.
        O professor tibauense, Macário Félix, graduado em Turismo, pela UERN, disse que vem batalhando há tempos pelo turismo local e sente-se desestimulado. Penso em desenvolver o potencial turístico na cidade, temos potencial, muita coisa interessante, queremos organizar isso, é importante esse projeto da Rota das Falésias, estou participando agora da primeira reunião e achei interessante o que Adriana colocou, que os empresários são extremamente importantes para participar desse projeto, é importante trazer a juventude, o esporte, as atividades culturais que possam se engajar no roteiro, daí vem as questões de políticas públicas, de repente o que o secretário de turismo e de meio ambiente pode fazer para trazer as pessoas para esses projetos, sabemos dos impactos sociais, o que esses turistas vão deixar na cidade? A importância também da participação das comunidades nesse projeto, que possa ser uma porta de desenvolvimento para nossa cidade”, desejou o jovem turismólogo. Deyvid Solano, falou como representante dos conselhos comunitários e disse que muito se fala sobre o potencial de Tibau. “Mas temos muito mais riqueza, há sítios arqueológicos e a cultura vai se perdendo no tempo”.
         Em sua última participação, Adriana Girão disse que o foco desse projeto é a comercialização, mas outros setores podem contribuir com essas ações. “Pode haver um intercâmbio entre as prefeituras da Costa Leste do Ceará, podemos fazer o intercâmbio com os lideres dessas associações com as associações de artesanato, etc., que poderiam vir promover palestras e outras atividades que em pequena quantidade podem vir agregando, por exemplo, uma associação de bugres pode começar com três veículos”, observou.
          Para Danielson Santos, representante do município no seminário, a reunião foi bastante produtiva. “Que essas questões trazidas pelo SEBRAE sejam aproveitadas e que a gente possa de agora em diante com esse grupo reunido em função do que está vindo por ai, agradecer a presença de todos e que realmente possamos realmente vestir a camisa da Rota das Falésias”.
        Yves Guerra, do SEBRAE Natal falou que o SEBRAE dispõe de consultoria e serviços para os empresários que não investem em publicidade e não se dão conta de que perdem muito. “Quem vem primeiro o turista ou vai investir primeiro sem o turista? O SEBRAE tem prestação de serviços desde a visualização, informática, já que o turista usa a internet para escolher seu roteiro, temos gente para fazer o desenvolvimento de websiter, bem como as práticas de cozinha, do empreendimento, no padrão que a vigilância sanitária exige”, e disponibilizou todos os serviços do órgão.
        Para finalizar, o Secretário de Turismo de Tibau, Wellington de Alcântara encerrou o evento dizendo que o objetivo foi alcançado. “Conseguimos trazer os gestores públicos e privados, esse foi o primeiro encontro específico, queo agradecer ao SEBRAE, ao representante da Secretaria de Turismo do Estado, acredito que se integralizar mais podemos alcançar nossos objetivos. Muitos empresários foram convidados mas faltaram por estarem desacreditados, estamos organizando a casa, em nome da secretaria de turismo agradeço a presença de todos.
         Valdemar Belchior, do SEBRAE Mossoró, agradeceu em nome do SEBRAE e dos parceiros, a presença de todos. “Vamos precisar da força de vocês para que essas capacitações possam acontecer”, encerrou. 
         Em seguida foi executado o Hino de Tibau. 

                                          
Consultora Adriana Girão

Tibauense Macário Félix, graduado em Turismo
                                             





Saulo, proprietário da Pousada Beijo Mar sugere mapa dos pontos turísticos


Texto e fotos de Lúcia Rocha
luciaro@uol.com.br

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