Em Natal, doença da mancha branca em camarões é tema de palestras

Simpósio Guabi de Aquacultura acontece nesta quinta-feira (15) no Sebrae.

Pesquisadores debatem formas para evitar que a doença se espalhe.

A mancha branca é provocada por um vírus que ataca o sistema imunológico do crustáceo, levando a morte. O camarão infectado fica com pequenas manchas brancas na casca. (Foto: Reprodução/Globo)
Especialistas ministram, nesta quinta-feira (15), palestras sobre carcinicultura, com foco na convivência com a doença da mancha branca. O Simpósio Guabi de Aquacultura (SIGA) acontece às 14h no auditório do Sebrae, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.


O zootecnista afirmou que a melhor forma de evitar com que a doença se espalhe é manter as condições do viveiro próximas do ideal (temperatura, oxigenação da água, pH, salinidade, etc.) e sem muitas variações diárias, evitar trânsito de pessoas e veículos na fazenda, além de uma  alimentação adequada, de preferência com aditivos capazes de, comprovadamente, melhorar o sistema imune dos camarões.De acordo com o zootecnista João Manoel Cordeiro Alves, a mancha branca é provocada por um vírus que é difícil de controlar, já que se reproduz dentro das células dos animais afetados. “Toda doença é resultado de uma combinação de fatores: presença do causador da doença (patógeno), imunidade comprometida por outras doenças ou desafio provocado por desconforto ambiental, deixando os animais susceptíveis. A mancha branca não é diferente e não é raro ocorrer 100% de mortalidade”, disse. A doença é originária da Ásia e chegou ao Brasil em 2004. O camarão infectado fica com pequenas manchas brancas na casca.

Segundo a Associação Norte-Riograndense de Criadores de Camarão (ANCC), o Rio Grande do Norte reduziu em 54,7% a produção devido a enchentes e doenças, como por exemplo: a mancha branca, entre os anos de 2003 e 2013. Entretanto, a expectativa é que o estado volte a ocupar a primeira posição na produção nacional de crustáceos. Em 2015, a produção de camarão atingiu o número de 14 mil toneladas. Segundo a associação, a expectativa é de alcançar 17 mil em 2016.

Serviço
Simpósio Guabi de Aquacultura (SIGA)
Palestras: Carlos Alberto Alpoim Ferreira Júnior e João Manoel Cordeiro Alves, com a participação especial do doutor Albert Tacon
Local: Auditório do Sebrae, na Av. Lima e Silva, 76, Lagoa Nova
As palestras são abertas ao público do setor
Por : G1-RN

Comentários