Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente destroi 160 equipamentos de som apreendidos em Fortaleza

Os aparelhos estavam sendo usados de forma irregular em vários bairros.

Outros 20 equipamentos vão ser doados.


A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) vai destruir, na manhã desta quarta-feira (27), 160 equipamentos de som que estavam sendo usados de forma irregular. De acordo com a Seuma os equipamentos foram apreendidos e os donos não resgataram os aparelhos.
Outros 20 equipamentos vão ser doados. No ano passado, 345 aparelhos foram descartados. A secretaria também está fazendo ações de conscientização sobre a poluição sonora.
O descarte faz parte da programação do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído 2016 (INAD), que ocorre anualmente na última quarta-feira de abril. Em 2015, 345 equipamentos foram descartados e enviados à reciclagem e outros 53 foram doados.

O objetivo da mobilização é sensibilizar a população de Fortaleza sobre o ruído e seus efeitos na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente e incentivar a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias.Campanha educacional

Com o tema “Ruído: a solução está na educação!”, a campanha de conscientização contará ainda com ações educativas em escolas; e palestra no Fórum da Cidade, nesta sexta-feira (29/04), às 9h, no auditório da Seuma. Na oportunidade, o coordenador da Carta Acústica de Fortaleza, Francisco Aurélio Brito, apresentará a experiência da Europa em redes de monitoramento de ruídos e como isso pode ser aplicado a Fortaleza.

Poluição sonora
A poluição sonora é a segunda forma de poluição que mais afeta o planeta. Dada a sua repercussão na saúde e no meio ambiente, é considerada um problema de Saúde Pública mundial. Por conviver diariamente com o barulho, a humanidade está acostumada com sua presença e, em muitos casos, não percebe seus efeitos maléficos na qualidade de vida.

O resultado disso é que tem crescido a incidência de perdas auditivas causadas pelo ruído, inclusive em crianças e adolescentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído. Além da perda auditiva, há que se considerar os efeitos não auditivos da poluição sonora no ambiente
.Fonte : G1/CE

Comentários