Presidente da Anatel diz que a "era da banda larga fixa ilimitada acabou"

 


O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, disse que a "era da banda larga fixa ilimitada acabou". Segundo a própria agência, a possibilidade de operadoras oferecerem internet fixa ilimitada já não existe mais, e que essa situação vai ocasionar uma migração de provedoras de banda larga ao modelo de franquias.
Os modelos e planos que existe hoje na internet móvel é algo semelhante aos próximos pacotes de internet fixa que podem existir no futuro. Nesta semana, a Anatel publicou uma medida cautelar que suspendeu a decisão de impor limite de dados, mas por pouco tempo. A providência do órgão foi anunciada apenas para estabelecer normas que empresas fornecedoras de internet precisam cumprir antes de impor a proposta de limite. As companhias só podem começar as limitações de franquias 90 após a aprovação do plano. Segundo agência, apenas as fonecedoras de internet que pretendem seguir este modelo precisam apresentar as normas e especificações.
"Essa questão de 'infinito' acabou educando mal os usuários", discursou o presidente da Anatel.
O presidente disse que o consumo de dados cresceu rapidamente nos últimos anos, e que a principal explicação é o uso de serviços streaming e jogos online. "A oferta tem que ser aderente à realidade. Nem todos os modelos cabem à ilimitação total do serviço, porque a rede não suporta", explicou João Rezende à Folha de São Paulo.

Comentários