"É a coroação de todo um trabalho", diz professor de Tibau sobre prêmio nacional



O Rio Grande do Norte foi destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) edição 2016, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de março na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.
O professor da Escola Estadual Rui Barbosa, do município de Tibau, Victor Silva do Carmo, foi o grande vencedor do “Prêmio Destaque Febrace 2016”. Para o professor, "o prêmio é a coroação de todo um trabalho".
Victor Silva é cearense e há quatro anos leciona no município de Tibau. Ela conta que recebeu o prêmio com muita satisfação e relata que é a coroação de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de quatro anos na escola.
“Não tenho palavras para explicar. É uma alegria imensa. Esse prêmio é a mostra de que estamos no caminho certo. Além de ser um incentivo muito grande não só para mim, mas para a escola", disse.
O professor conta que o prêmio é também a realização de um sonho e enfatiza que a escola vem se destacando em trabalhos científicos.
“No início foi muito difícil porque os alunos não tinham experiência e não se interessavam muito. Mas, nós fomos trabalhando essa questão e com o tempo eles se interessaram muito. Hoje quase 90% dos alunos da nossa escola estão engajadod em um projeto científico”, relata.
Victor enfatiza que o prêmio é fruto de muita dedicação. “Nós orientamos trabalhos até fora do horário de aula [...] porque a gente acredita na educação".
Para o desenvolvimento de alguns trabalhos, o professor conta que recebe importante apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). “Nos ajudam muito com laboratórios, que é o que não temos aqui na escola. Vemos muitos alunos dedicados, indo até para Mossoró pela manhã para desenvolver os trabalhos e à tarde para a aula, toda a escola se mobiliza”, pontua.
O docente relata que já percebe a mudança no comportamento dos alunos e isso é muito gratificante para a profissão. “Eles tinham muita vontade, mas não tinham experiência, e hoje vemos que a maioria se dedica a isso, eles evoluíram bastante, hoje estão conseguindo grandes feitos, o que nos deixa muito feliz”, conclui.
O educador orientou dois projetos da categoria Ciências Humanas na FEBRACE deste ano. Um deles ficou em 4ª lugar como melhor trabalho na categoria. O projeto fala sobre as formas de entretenimento para jovens e idosos no município de Tibau.
(Foto: Ufersa)
Premiados

– 1º lugar votação popular: Aerogerador Portátil de Joel do Amaral Gurgel Neto, Ítalo Vinícius de Oliveira dos Santos e Wyslley Douglas Alves Paiva da Escola Estadual Lourenço Gurgel de Caraúbas/RN

– Prêmio contribuição em Tecnologia Assistiva CNRTA e Prêmio Agência Usp de Inovação: Tradutor de Libras: uma mão na educação, de Gilliard Gleizer de Souza, Maria Beatriz Silveira, Laura Dyane de Lima Caetano e Erismar Rodrigues da Silva.

– Credencial MOSTRATEC, Novo Hamburgo/RS: Estudo da retardação da oxidação lipídica do biodiesel de sebo bovino através de antioxidantes naturais a partir da casca da batata (Solanum tuberosum) de Nayonara Yasmin Alves da Silva e Vasco de Lima Pinto (Orientador) e Romário Felipe da Fonseca (Coorientador) da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho de Mossoró/RN

– Credencial Intel ISEF – Avaliação do uso do extrato da semente, folha e casca da fruta do conde (Annona squamosa) no combate do Aedes aegypti e Cryptotermes brevis de Kevyn Danuway Oliveira Alves e Bruno Bezerra de Sousa (Orientador) e José Everton Pinheiro Monteiro (Coorientador) da Escola Estadual 11 de Agosto de Umarizal/RN

– 4º lugar Ciências Exatas e da Terra: O uso do limoneo das cascas das frutas da família rutácea como produtor de gás natural II de Aparecida Joziani Silva Fonseca, Daniel Fernandes de Oliveira, Erismar Lopes da Silva e Ivana Verciane Vieira da Silva (Orientador) e Rosa Fhânia Alves Ferreira (Coorientador) da Escola Estadual Governador Walfredo Gurgelde Antonio de Martins/RN

– 4º lugar Ciências Humanas: O entretenimento no município de Tibau/RN: Uma reflexão sobre a juventude e a terceira idade! de Ana Caroline da Silva Tramontina, José Henrique Santana da Silva, Raiane Stefanni de Souza Moura e Víctor Silva do Carmo (Orientador) e Ieda Herculana Felipe dos Santos (Coorientador) da Escola Estadual Rui Barbosa de Tibau/RN


Comentários