Bombeiros realizam ação que deve durar até Carnaval nas praias de Tibau

De acordo com o comandante do 2º Grupamento, capitão Eduardo Nascimento, guarnição faz trabalho de prevenção a afogamentos, prevenção a acidentes aquáticos e trabalho de guarda-vidas,

Ação acontece nos finais de semana e feriados, nas praias das Emanuelas e do Ceará – Foto João Gilberto
Ação acontece nos finais de semana e feriados, nas praias das Emanuelas e do Ceará – Foto João Gilberto
A Operação Verão, iniciativa que consiste no reforço dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros no litoral potiguar foi. Do Corpo de Bombeiros de Mossoró, uma guarnição composta por cerca de cinco a oito guarda-vidas foi deslocada para a praia do Ceará e praia das Emanuelas, no município vizinho, Tibau. A ação deve ser repetida todos os finais de semana e feriados até o período posterior ao Carnaval.
De acordo com o comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Eduardo Nascimento, a guarnição faz o trabalho de prevenção a afogamentos, prevenção a acidentes aquáticos e “principalmente, o trabalho de guarda-vidas”, enfatiza. “Todos os finais de semana e final de ano, feriado, a gente vai colocar o pessoal nas praias”, informa o comandante.
Segundo ele, o grupo também realiza tentativas de localização de crianças perdidas, ocorrências comuns durante o período. Tanto que o capitão destaca a necessidade de cuidados, por parte dos pais, em relação às crianças.
Ele ressalta a necessidade de os responsáveis estarem atentos às crianças, a fim de prevenir perdas e afogamentos. O oficial também lembra que, embora um equipamento como um colete bem ajustado ajude a criança a flutuar, ele não evita que ela seja levada pela maré, portanto, a atenção dos pais não pode ser dispensada.
Outro ponto para o qual o comandante chama a atenção é quanto a ingestão de bebidas alcoólicas e a combinação com o banho de mar.
O trabalho de prevenção a acidentes no litoral por parte do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros está concentrado nas praias de Tibau. Mas o comandante afirma que, ao todo, são 26 municípios atendidos pelo Grupamento local, que é acionado em casos como o de resgate de cadáveres. O ideal para ele seria que onde houvesse balneários houvesse equipes realizando trabalhos de prevenção.
No entanto, o contingente do Corpo de Bombeiros é reduzido. De acordo com o comandante local, nas praias urbanas de Natal o Corpo de Bombeiros está trabalhando com o apoio da Força Nacional, mas no município vizinho é o efetivo de Mossoró, designado através de diárias operacionais, quem está realizando o trabalho. De acordo com o comandante Eduardo Nascimento, o número que compõe o efetivo de guarda-vidas é insuficiente para demanda e para o litoral.
Para realizar os trabalhos em Tibau, o Corpo de Bombeiros está utilizando uma picape, mas não há nenhuma estrutura física construída para realização dos trabalhos. “Nós estamos lá com nossa guarnição, viaturas, box”, informa o comandante.
Fonte : Gazeta do Oeste

Comentários