Repórter da Globo é preso com cocaína falsa durante matéria

 O jornalista Alex Barbosa é da TV Centro América, afiliada da Globo no Mato Grosso - Foto: Reprodução


Jornalista foi preso na fronteira com a Bolívia enquanto simulava um transporte de drogas para testar a fragilidade do combate ao tráfico
Um jornalista da TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, foi preso na noite desta segunda-feira (12) enquanto simulava o transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil, em uma reportagem para testar a fragilidade do combate ao tráfico de drogas na fronteira. Alex Barbosa e outras três pessoas foram detidas na BR-070 no sentido Bolívia –Brasil.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Mato Grosso, a abordagem do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) à equipe da TV Centro América atendeu as normas legais e rotineiras da força de segurança que atua na fronteira.
Ao fazer a revista no interior de um dos veículos foi encontrado vários invólucros com fita crepe contendo um material esbranquiçado análogo a cocaína. O repórter confirmou que estava sendo transportado no porta malas de um dos veículos 240 quilos de pó de gesso. Foram também encontrados com a equipe uma microcâmera e material de áudio. A equipe de reportagem foi encaminhada para a Polícia Federal de Cáceres, onde após averiguação foi constatado que o pó branco, análogo à cocaína, não era entorpecente. Diante dos fatos foi confeccionado um Boletim de Ocorrência para as medidas cabíveis.
O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque informou que “o caso vai ser analisado em razão de ter desviado as forças de segurança pública do seu objetivo, deixando a fronteira desguarnecida, o que causou também prejuízo aos cofres públicos com emprego de força pública para atender uma demanda pessoal e de interesse particular da emissora”. Um inquérito foi aberto e será conduzido pela Polícia Federal.
Informações do Portal Banda B.

Comentários