Petrobras encerra operação comercial de usina de biodiesel no RN


Produção para o mercado começou em junho deste ano em Guamaré.
Usina voltará a desenvolver pesquisas sobre biodiesel.

Diesel comercializado atualmente no país conta com percentual de 7% de biodiesel (Foto: Reprodução/TV Morena)Diesel comercializado atualmente no país conta
com percentual de 7% de biodiesel
(Foto: Reprodução/TV Morena)
A Petrobras encerrou a operação comercial da usina de biodiesel que mantinha em Guamaré, na região Costa Branca do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da companhia nesta segunda-feira (5).

A decisão foi tomada após "uma avaliação detalhada no desempenho da unidade", conforme nota enviada pela Petrobras. Construída em 2006 para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a produção de biodiesel, a usina começou a operar comercialmente em junho deste ano.

A companhia explica que o foco exclusivo da unidade voltará a ser a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico para produção de biodiesel. A equipe de cinco empregados será alocada em outras unidades da companhia.

De acordo com a Petrobras, a unidade deixará de participar dos leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mas fará todas as entregaas acordadas no último certame.
Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, registrou incêndio na tarde desta quarta-feira (28) (Foto: Canindé Soares)Petrobras mantém a refinaria Clara Camarão em
Guamaré  (Foto: Canindé Soares)
Repúdio
O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte repudiu a decisão da Petrobras. A nota afirma que "a determinação amplia ainda mais o sentimento de indignação da categoria petroleira norte-rio-grandense com a orientação gerencial que vem sendo imposta pelo atual Conselho de Administração da companhia, eleito em abril".

De acordo com o Sindipetro, a usina  passou "longo período em fase experimental" e depois de realizar uma série de obras e adaptações que totalizaram investimentos estimados em pelo menos R$ 5,1 milhões, recebeu da ANP as autorizações para operar e comercializar a produção.
O sindicato acrescenta que a usina tinha capacidade de produção de 56 metros cúbicos por dia, ou 20,1 milhões de litros de biodiesel por ano. A usina vinha operando, segundo o Sindipetro, até quarta-feira (30) com óleo de algodão semirrefinado e óleo de soja refinado, adquiridos no Ceará e Bahia. No RN, a produção de mamona e girassol foi afetada pela seca.
Antes da decisão de fechamento, o Sindipetro afirma que a usina já processava 30 toneladas por dia de matéria prima e, pela capacidade instalada, teria potencial para aquisição de 20 mil toneladas por ano de óleo vegetal e gordura animal.

"Esse volume permitiria gerar emprego e renda para milhares de famílias, demonstrando que, além de desperdiçar recursos, a desativação da Planta significa um golpe na economia local e regional, que também vai na contramão de compromissos assumidos internacionalmente pelo governo brasileiro, nas áreas de meio ambiente e energia", diz a nota.
G1/RN

Comentários