Outubro Rosa: Prefeitura de Tibau a favor da prevenção do câncer de mama

O mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama. Denominado por "Outubro Rosa", neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Caso você não esteja nessa faixa etária, informe suas amigas, familiares e conhecidas para conscientizar desta prática simples e que salva milhares de vidas.

A Prefeitura Municipal de Tibau ciente da importância e da necessidade de conscientização, abraça essa causa a favor da vida.
 Este é um movimento popular conhecido internacionalmente e comemorado em todo o mundo. Ele tem referência à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, com intuito de estimular a participação da população, empresas e entidades. O movimento surgiu nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Brasil
No Brasil a primeira iniciativa vista em relação ao Outubro Rosa, ocorreu em 2002 com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo, capital, e desde então, o movimento tem sido realizado anualmente em diversas regiões do país.

Neste sentido, para o controle do câncer de mama, destaca-se a importância de ações intersetoriais que promovam acesso à informação de fácil entendimento e ampliem oportunidades para controle do peso corporal e a prática regular de atividade física. Assim como a redução das dificuldades de acesso aos serviços de saúde para o alcance da cobertura adequada da população-alvo no rastreamento é também componente estratégico que requer a qualificação contínua do Sistema Único de Saúde (SUS).

Papel dos gestores
A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer publicada em 2013 define, as responsabilidades dos gestores do SUS na condução das ações referente ao Câncer de mama.

Aos gestores Municipais compete:
- planejar e programar as ações e os serviços necessários para a prevenção e o controle do câncer, assim como o cuidado das pessoas com câncer, levando em consideração a base territorial e as necessidades de saúde locais;
- organizar as ações e serviços de atenção para a prevenção e o controle do câncer, considerando os serviços disponíveis no Município;
- pactuar a regulação e o fluxo de usuários entre os serviços da rede de atenção à saúde, garantindo a referência e da contrarreferência regionais de acordo com as necessidades de saúde dos usuários;
- analisar os dados municipais relativos às ações de prevenção e às ações de serviços prestados às pessoas com câncer incluídos nos sistemas de informação e usa-los de no planejamento das ações locais;
- qualificar os profissionais e trabalhadores de saúde para o desenvolvimento de competências e de habilidades relacionadas às ações de prevenção e de controle do câncer.

Todas essas responsabilidades, podem ser desenvolvidas, através de campanhas nas unidades de saúde, ações de prevenção, palestras educativas para a comunidade, uso de material informativo impresso, demonstração do autoexame aos grupos de mulheres, consultas medicas especificas para as mulheres em determinados dias do mês de outubro, iluminação rosa em órgãos públicos.

Comentários