Taxistas apontam queda de 60% em faturamento após mudanças impostas pela Prefeitura de Mossoró


Taxistas intermunicipais fixaram faixas para anunciar presença: lamentação por queda no faturamento Taxistas intermunicipais fixaram faixas para anunciar presença: lamentação por queda no faturamento As mudanças no transporte público, promovidas pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), continuam desagradando. Quem mais tem reclamado das decisões do executivo são os taxistas intermunicipais, que apontam uma queda abrupta no número de passageiros nas últimas semanas.
“Estamos denunciando o golpe que os taxistas receberam após as mudanças no transporte da cidade. Nós não temos como buscar os passageiros e isso está acabando com a clientela e, consequentemente, com o comércio da cidade. Desde que a decisão foi tomada já perdemos na faixa de 60% do número de passageiros, estamos indo e voltando sem passageiros” afirmou “Francisco Taxista”, que dirige diariamente na linha de Assú a Mossoró.
Francisco explica que os consumidores de Assú já começam a mudar a rota de suas compras, pois a decisão da PMM tornou a viagem mais dispendiosa e desconfortável para os passageiros.
“A população de Assú não está vindo mais para Mossoró, estão migrando para Caicó ou Natal. Quem vai pagar R$ 10,00 em um mototaxi e depois mais R$ 18,00 em uma passagem para Assú? Apelamos aos comerciantes que não deixem essa vergonha prosseguir”, concluiu o taxista.
O taxista Junior Basílio, que é motorista na linha de Upanema a Mossoró, relata que o número de viagens caiu drasticamente e que o local escolhido para abrigar os carros, além de apresentar difícil acesso para os passageiros também é inseguro, o que aumenta a insatisfação dos profissionais com as medidas. “ Eu ainda não peguei um passageiro sequer nesse ponto, ninguém tem procurado vir até a parada e tenho sobrevivido com viagens que consigo através de ligações. A gente precisa sobreviver e desse jeito não vai dar” explica.
Para o presidente da Associação dos Taxistas de Upanema (ATU), Canindé Silva, afirma que as mudanças promovidas pela PMM só tem prejudicado, tanto os profissionais quanto a sociedade de Mossoró. De acordo com ele, os taxistas de Upanema já sentem uma queda de até 50%.
“Faço um apelo, a fiscalização da PMM tem que fazer um trabalho que viabilize que os passageiros tenham como vir até às paradas, porque se continuarmos dessa forma não vai dar pra sobreviver. Estou me dirigindo ao ponto de táxi há cerca de 10 dias e posso afirmar que não peguei um só passageiro aqui”, afirmou Canindé.
O presidente da Associação dos Proprietários e Condutores de Transportes Alternativos Complementar das Regiões Central, Vale do Açu, Mossoró, Leste e Alto Oeste (Atacama), Eudes Máximo confirmou que vários taxistas estão reclamando da queda no número de passageiros, e que a indignação é geral nas categorias.
“ Essa queda já era prevista, quando a PMM decidiu manter a decisão de impedir os taxistas de buscarem os passageiros em casa. Já identificamos um bom número de pessoas que não quer mais vir a Mossoró para comprar, e isso tende a aumentar, caso não seja feita uma discussão coerente sobre o assunto”, afirmou Eudes.
Prefeitura anuncia que endurecerá fiscalização a taxistas
Apesar das críticas e reclamações de taxistas ao novo modelo do transporte em Mossoró, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já informou que, a partir da próxima terça-feira, 1º de setembro, vai intensificar a fiscalização sobre os táxis de lotação de Mossoró.
De acordo com a assessoria de comunicação da Semob, a medida faz parte do processo de implantação do novo sistema de transporte público e tem como objetivo organizar e melhorar o fluxo no trânsito local. A operação para combate ao transporte irregular de passageiros será feita pela equipe de fiscalização da secretaria.
Durante esta semana, o secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, se reuniu com os representantes da categoria. Na oportunidade, os profissionais foram informados sobre quando e como será a fiscalização. Os carros não legalizados (clandestinos) serão duramente combatidos, bem como os táxis legalizados que não atenderem à regulamentação municipal. Os táxis que forem flagrados descumprindo a Lei nº715/92, do táxi de lotação, serão notificados e penalizados.
Os agentes da Semob vão fiscalizar diversos locais, principalmente as paradas e rotas de ônibus para impedir que os táxi de lotação façam o embarque irregular de passageiro. "A lei não permite que os taxistas façam o mesmo trajeto dos ônibus ou que eles passem nas paradas pegando os passageiros. Não iremos criar nenhuma lei nova, apenas vamos seguir a lei que já existe, vamos intensificar para que a lei seja cumprida", declara Luís Corrêa, diretor de transporte Semob.
Fonte : O Mossoroense

Comentários