Prefeitura de Mossoro suspende temporariamente fixação de rotas para taxistas intermunicipais


A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) suspendeu, temporariamente, a medida que previa a fixação de rotas de embarque e desembarque para táxis intermunicipais. As novas normas estavam previstas para serem iniciadas hoje (28) em Mossoró.
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Mossoró informou, por meio de sua assessoria, que em breve será realizada uma nova reunião com os taxistas, com a finalidade de buscar solução para o impasse. No entanto, até o momento, ainda não existe data marcada para a reunião.
Conforme a medida, todos os taxistas deverão desembarcar os passageiros no largo Porcino Costa, ao lado da Estação das Artes Elizeu Ventania. Após o desembarque, os veículos deverão dirigir-se até dois pontos escolhidos pela Prefeitura de Mossoró. O ponto A fica na parada do Aeroporto na Rua Felipe Camarão, já o ponto B ficará no Parque Armando Buá, na Ufersa.
Na manhã desta segunda-feira (27), foi realizada uma reunião com o secretário de Mobilidade Urbana de Mossoró, Chalejandro Rustaynne, e os taxistas intermunicipais sobre as medidas de embarque e desembarque dos passageiros.
Os taxistas se mostraram contrários à ideia e pediram um adiamento dessa medida até que se encontre uma saída. No encontro, foi entregue uma minuta com as considerações, pontos de embarque e desembarque e as rotas previstas para esses motoristas.
De acordo com Chalejandro Rustaynne, essas medidas são para disciplinar o embarque e desembarque dos taxistas intermunicipais no município, a fim de não prejudicar ainda mais o trânsito mossoroense.
“Essas medidas são essenciais para o transporte público em Mossoró. Não são medidas arbitrárias; queremos disciplinar o trânsito em nossa cidade. Por isso, convocamos essa reunião com vocês para detalhar esses pontos”, disse Chalejandro aos taxistas intermunicipais.
Além da prorrogação do prazo inicial da medida, os taxistas questionam a centralização das rotas. Para eles, a partir do momento em que são privados de andar em alguns locais, os passageiros buscarão outras alternativas e a renda dos motoristas ficará comprometida.
“Não somos contra a entrada e saída dos veículos intermunicipais, mas sim essa centralização que a Prefeitura quer para os taxistas intermunicipais”, disse Eudes Máximo, presidente da Associação dos Proprietários e Condutores de Transportes Alternativos Complementar das Regiões Central, Vale do Açu, Mossoró, Oeste e Alto Oeste (ATACAMA).
Quem utiliza os táxis intermunicipais também se mostra contra essa medida. “A cada 15 dias eu venho fazer feira em Mossoró, mas com essa medida os táxis não poderão mais me deixar no supermercado de minha preferência e também não poderão levar minhas compras, já que não podem mais ir ao Centro. Desse jeito, está complicado vir para Mossoró fazer compras”, informa Francimar Costa, que mora em Tibau e abastece seu comércio com produtos comprados em Mossoró.
Ainda conforme a medida, o taxista que for abordado no centro da cidade com um passageiro dentro do veiculo será multado. “Os próprios taxistas aproveitam a ida a Mossoró para resolver seus problemas. Muitos deles fazem compras, realizam pagamentos e consomem os produtos da cidade. Caso um taxista esteja com sua esposa fazendo compras no centro de Mossoró, será multado, mesmo contribuindo para a economia do município”, acrescenta Francimar Costa.
Em caso de descumprimento da portaria, os taxistas intermunicipais estarão sujeitos a penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Leis Municipais.
Mossoró recebe, por dia, cerca de 1.100 táxis que vêm de mais de 90 municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará. Entre esses municípios estão Tibau, Icapuí, Grossos, Apodi, Patu, Pau dos Ferros, Maísa, entre outros. Atualmente, os pontos de embarque e desembarque dos passageiros estão espalhados em vários locais do centro da cidade, como na Praça Getúlio Vargas, na Avenida Alberto Maranhão, nas proximidades do Hotel Caraúbas, entre outros locais.
por : de fato

Comentários