Roda interativa ajuda a formar leitores em escolas de Tibau

Roda de leitura contribui para a melhoria da leitura na escola – Foto Cedida
Roda de leitura contribui para a melhoria da leitura na escola
Para ler, qualquer lugar serve. Na cadeira, no chão de casa, da escola, no pátio, na sala de aula… A leitura não necessita de lugares muito requintados ou cheios de pompa. Leitura é também simplicidade. O simples pode fazer tudo parecer melhor.
A professora Jane Grazielly K. Vieira Lourenço Souza, da Unidade de Ensino Rural Professora Maria Helena Rebouças Marques, na Praia de Gado Bravo, Tibau-RN, constatou isso em uma atividade rotineira que ela desenvolve com suas turmas de 1° ao 3° ano multisseriados.
A Roda de Leitura Interativa é desenvolvida em suas aulas de língua portuguesa e tem o objetivo de desenvolver e despertar o prazer pela leitura, envolvendo os alunos numa prática simples e inovadora.
De acordo com Jane, o que ela faz é comum na escola. “Essa é uma prática comum em nossa sala de aula, os alunos sentam-se no chão da sala formando um círculo onde todos possam interagir com o livro escolhido pela professora. Após a leitura pausada e interativa da história os participantes demonstram seus pontos de vistas sobre o livro que leu”, explica a professora.
A leitura se realiza no chão da sala mesmo, onde os alunos parece que estão em casa, lendo de forma prazerosa. “O resultado desse trabalho é muito satisfatório, tendo em vista que os alunos desenvolvem o gosto pela leitura, compartilham saberes e interagem, se comunicando melhor com os colegas, despertando o senso crítico”, avalia.
Fonte : Gazeta do Oeste

Comentários