“Pingo da Mei Dia” será marcado por protestos


Servidores públicos municipais levarão faixas e distribuirão cordéis durante eventoServidores públicos municipais levarão faixas e distribuirão cordéis durante eventoAlém das fantasias e músicas típicas juninas, esta edição do “Pingo da Mei Dia” será marcada pela ocorrência de protestos de diferentes grupos. Dentre as categorias que levarão sua indignação à avenida Rio Branco estão os servidores públicos municipais, técnicos e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Em greve desde o mês passado, os servidores públicos municipais reivindicam o cumprimento do acordo feito com o prefeito Francisco José Júnior, no ano passado, que incluía, dentre outros pontos, a antecipação da data-base e aumento salarial para a categoria. Com o tema "Tô no Pingo sem um pingo de aumento", os trabalhadores levarão faixas e entregarão cordéis com temática da greve.
"Estamos mobilizados e a greve tem a adesão de todos os setores, da saúde à educação e o pessoal das secretarias. Faremos concentração e partiremos para a abertura do “Pingo da Mei Dia”, onde iremos distribuir os cordéis entre os participantes", disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), Marleide Cunha.
Também em protesto contra o não-cumprimento de acordo firmado com o Governo do Estado no ano passado, técnicos e professores da Uern suspenderam atividades desde o dia 25 de maio. O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Valdomiro Morais, diz que a participação da categoria no evento é uma oportunidade de ampliar o diálogo com a sociedade.
"Estaremos na festa com nossas faixas, apitos e panfletando para todos os participantes da folia. Vamos aproveitar este momento de descontração, onde milhares de trabalhadores e trabalhadoras vão às ruas, para levar nossa mensagem de descontentamento com o descaso com a Uern", conta Valdomiro Morais.
Outro grupo bastante significativo que deverá participar do protesto são os taxistas de mais de 20 municípios do Rio Grande do Norte e de outros estados como o Ceará e a Paraíba. Os profissionais de Mossoró reclamam da desatualização do valor da tarifa e proibição da realização de linhas tipo lotação. Já os taxistas de outras cidades protestam contra a proibição de realização de embarque e desembarque de passageiros no centro da cidade.
Ruas do centro da cidade serão bloqueadas hoje o dia todo
Devido a realização do “Pingo da Mei Dia” (abertura do Mossoró Cidade Junina), ruas no entorno da avenida Rio Branco, no centro da cidade, serão bloqueadas a partir das 6h pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Assim como em anos anteriores, os agentes municipais de trânsito interditarão 12 cruzamentos nas proximidades de onde se realiza o evento. A orientação da Semob é que motoristas evitem trafegar nos trechos bloqueados e optem por vias alternativas.
Os agentes interditarão 12 pontos: o cruzamento da rua Melo Franco com a avenida Augusto Severo e o trecho entre esta avenida e a Rio Branco, além da rua Juvenal Lamartine e o trecho entre a rua Francisco Isódio e a avenida Alberto Maranhão. Também serão bloqueados os cruzamentos da rua Juvenal Lamartine com a rua Frei Miguelinho, da rua Felipe Camarão com a rua Princesa Isabel.
A rua Princesa Isabel será interditada ainda no cruzamento com a rua Lopes Trovão, que será interditada em mais dois pontos: no encontro com a avenida Rio Branco e com a rua Rui Barbosa. Os pontos entre a rua Alfredo Fernandes e a rua Rui Barbosa, e, desta última com a rua Frei Miguelinho também serão interditados, além de todo o trecho da avenida Rio Branco em que é realizado o percurso do evento.
Como alternativas, motoristas podem utilizar vias como a avenida Alberto Maranhão e as ruas Melo Franco, Dr. João Marcelino, Nísia Floresta e a rua Coelho Neto. Condutores podem esclarecer dúvidas em relação a trechos bloqueados e rotas alternativas com os agentes de trânsito.
SEGURANÇA
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, um contingente de 450 agentes das polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito e profissionais de segurança privada atuarão nas proximidades enquanto se realiza o “Pingo da Mei Dia”.
Este ano será o primeiro em que o evento contará também com a presença de uma Base Integrada Cidadã (BIC), instalada em uma sala do Memorial da Resistência no mês passado. Hoje, uma Delegacia Móvel da Polícia Civil, coordenada pelo delegado Denis Carvalho, estará disponível também na avenida Rio Branco devido a abertura dos festejos juninos na cidade.
"Teremos uma Central de Comando fixada bem no meio do Corredor Cultural, logo atrás do Teatro Dix-huit Rosado. A Delegacia Móvel também se fará presente, ou seja, estamos trabalhando incansavelmente para garantir a segurança de todos que irão aproveitar a variedade de atrações do MCJ", disse o secretário municipal de Segurança, Alvibá Gomes.
ATRAÇÕES
“O Pingo da Mei Dia” começa às 12h ao lado do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, percorrendo o Corredor Cultural da Estação das Artes até a Praça da Convivência. A parte musical será realizada por três trios elétricos (Brocoió, Brucutu e Ispilicute) que circularão pela avenida Rio Branco.
Nos trios, oito atrações musicais se revezarão a partir do meio-dia: as bandas Chicabana, Pegada de Luxo e Forró dos 3, além dos cantores André Luvi, Dayvid Almeida, Renata Falcão, Xexéu e Giannini Alencar.
Durante o evento serão realizados ainda concursos para eleger as melhores fantasias nas categorias Luxo e Originalidade, eleitas por uma comissão julgadora que circulará no evento em trenzinho decorado.

Comentários