Criação de nova entidade de Câmaras abre crise entre vereadores



Genivan Vale faz denúncia

A criação da União dos Vereadores do Rio Grande do Norte (UVERN) está sendo ameaçada pela Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte (FECAM). Pelo menos é o que afirma o vereador de Mossoró Genivan Vale (PROS). Segundo ele, tem pessoas da Fecam oferecendo até dinheiro para alguns vereadores desistirem de criar a Uvern.
Em entrevista ao Jornal da Cidadania da FM 98.7, Genivan disse que tem visto movimento nos bastidores tentando impedir a criação da Uvern, “inclusive, com propostas não republicanas”. “Estão querendo convencer membros da Uvern com valores a desistir. Isso é ridículo, só tem a queimar mais ainda a classe política. É desrespeitoso”, criticou.
O parlamentar destacou que o objetivo da Uvern é somar com a Fecam, “que representa apenas os presidentes das Câmaras”. “Nosso objetivo é fazer com que o vereador melhore a sua atuação, porque entendemos que, desta forma, ele vai melhorar a ação que vai chegar, por parte da prefeitura, aos cidadãos. Vamos cobrar mais eficiência, mais transparência dos prefeitos”, declarou.
A Uvern será fundada no próximo sábado (06) em ato no município de Jucurutu. Na oportunidade, também será escolhida a primeira diretoria da instituição. A expectativa dos organizadores é que 150 dos cerca de 1.600 vereadores do estado participem do ato de criação. “Pretendemos filiar 300 vereadores ainda no mês de junho”, acrescentou Genivan.
O presidente da Fecam, vereador é presidente da Câmara de Mossoró, Jório Nogueira (PSD), disse que Genivan deve dizer os nomes das pessoas que estão atuando contra a Uvern que ele bota pra fora. “De minha parte e de toda diretoria da Fecam não existe isso. Essa denúncia é muito grave e deve ser feita no Ministério Público”, declarou.
Jório reforçou que não existe rejeição a Uvern na direção da Fecam e revelou que já colocou até uma sala à disposição dos vereadores. “A Fecam tem uma diretoria séria e somos favoráveis a qualquer movimento dos vereadores, até porque a Uvern não atinge a Fecam. Quem vai atrás dessa denúncia de Genivan sou eu. Ele tem que dar os nomes”, adiantou.

MAGNOS ALVES - Editor de Política do Jornal de Fato
magnos.alves@gmail.com

Comentários