Prefeito Naldinho ler mensagem na abertura dos trabalhos legislativos do Município

MENSAGEM ANUAL PODER EXECUTIVO 
 ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS


Senhor Presidente;
Senhores vereadores e senhora vereadora;
Meus irmãos e minhas irmãs de Tibau,
Minha presença nesta Casa hoje, dia 19 de Fevereiro de 2015, na abertura dos trabalhos legislativos, não tem o sentido de apenas cumprir uma obrigação.
O que me traz aqui não é apenas o dever.
Sou movido também por paixão. Sinto-me empolgado pelo o que foi possível fazer, o que está sendo feito e o muito ainda que faremos por Tibau e seu povo.
Conto com a colaboração deste poder, o apoio da população, o empenho dos servidores públicos, a união das equipes de auxiliares, a visão crítica e responsável da imprensa e a inspiração divina.
Claro que, também, não tem faltado o calor afetivo e solidário de minha família.
Ao mesmo tempo, não posso deixar de agradecer parcerias importantes com instituições públicas do Estado, do Governo Federal, assim como de representantes na Câmara Federal e no Senado.
Em dois anos de administração cumprimos a primeira metade de um período de governo, iniciado no dia 1º de janeiro de 2013. Assumi não apenas uma prefeitura, mas a maior responsabilidade de minha vida.
Sei que muitos acreditavam que meu governo pudesse mudar a trajetória de frustrações administrativas de Tibau. Mas também era enorme a parcela de pessoas que me julgavam incapaz de ser prefeito dessa terra amada.
Aos que acreditaram neste Governo, muito obrigado!
Aos que esperavam o pior, tenho que desapontá-los. Mas humildemente não os vejo com mágoa ou outro sentimento menor.
Quero convidá-los para trabalharem conosco, participarem desse esforço para termos uma cidade melhor não apenas para nós, banhistas e veranistas, mas para nossos filhos e netos.
Vencemos os primeiros dois anos de dificuldades. Porém o que temos pela frente não é calmaria. Acompanhamos e sofremos também os efeitos de retração do crédito, alta de juros, aumento nas tarifas públicas, recuo da atividade produtiva e desaceleração de investimentos federais.
Apesar desse cenário que tem incomodado a muitos, eu sou otimista. Na verdade, sou realista.
É uma forma de enxergar a vida e minha tarefa com os pés no chão e disposição para o trabalho. Trabalho, trabalho. O trabalho continua sendo o mais eficiente remédio para enfrentar qualquer crise.
Há dois anos, quando assumi a Prefeitura do Tibau, muitos diziam que eu tinha herdado uma bomba, tinha uma bomba nas mãos.
Passado esse tempo, mais de 770 dias, posso olhar para trás aliviado e encarar a tudo e a todos sem medo. Vencemos o medo e as apostas que previam o pior.
Nessa primeira fase, a principal tarefa era conseguir ficar de pé, obter o equilíbrio, resgatar a confiança e mexer com a auto-estima do nosso povo.
O passo seguinte foi garantir o mínimo de condições de funcionamento da municipalidade e dos serviços públicos.
No dia-a-dia podemos observar a satisfação de nosso povo e visitantes, colocando suas principais críticas e localizando suas necessidades. Com trabalho, partimos em busca de recursos e o equilíbrio das contas do município.
Passamos a pagar os débitos deixados por gestões anteriores que impediam até o pagamento em dia da folha de servidores e o recebimento de recursos federais para obras e serviços importantes na Saúde, Educação, Infraestrutura etc. Como prometi, posso dizer, seu Luiz da Luz, ex-presidente desta casa, demais vereadores, tiramos Tibau da inadimplência. Tibau a partir de agora é adimplente. E o que significa isso? Significa dizer que a prefeitura de Tibau recuperou o seu crédito. Os funcionários de Tibau, também recuperaram seu crédito pois sabem que todo mês recebem o seu salário dentro do mês trabalhado.
Chegamos a uma situação que nunca Tibau tinha vivido. É algo até raro no Brasil de hoje, em seus mais de 5.500 municípios.
Não apenas estamos de pé, mas estamos equilibrados. Mesmo assim, não podemos baixar a guarda. Mais do que nunca precisamos ser rigorosos com o cofre público, elegendo prioridades que garantam o bem-estar social.
O lema é avançar sem se descuidar.
Senhor Presidente;
Senhores vereadores e senhora vereadora;
Meus irmãos e minhas irmãs de Tibau,
Para avançarmos, precisamos arrumar o nosso município cada vez mais, com especial atenção à saúde. Trabalhando cada vez mais para melhorar o atendimento aos cidadãos de Tibau.
Implantamos o laboratório de prótese dentária (com produção de dezenas de peças/mês);
Transformamos a Unidade Básica de Saúde da Gangorra em Unidade Escola, em convênio com a Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, recebendo médicos, professores, doutores e estudantes de Medicina;
Compramos uma ambulância e abrimos licitação para aquisição de outra nas próximas semanas;
Foram comprados tablets e câmeras fotográficas para todos os agentes comunitários de saúde, tornando seu trabalho mais ágil e com reforço de base documental;
Informatizamos todo o serviço de Saúde Pública do Município. Além disso, equipe dessa pasta estará em São Paulo-SP conhecendo o sistema digital da Secretaria de Saúde de São Paulo, para conhecer os avanços técnicos que possam ser utilizados em Tibau;
Implantamos o Serviço de Vigilância Sanitária; adquirimos duas motos para o mesmo setor;
Compramos e equipamos o Serviço de Vigilância de Epidemias;
Criamos a Ouvidoria e Auditoria da Saúde Pública do Município;
Computadores, impressora, centrais de ar e equipamentos acessórios foram comprados para o “Qualifar SUS”, dando importante suporte à Farmácia Básica do Município;
Triplicamos a compra de medicamentos e material médico-hospitalar;
Licitamos duas clínicas para realização de exames especializados;
Dobramos o número de profissionais médicos no hospital com médicos 24 horas, como também Programa Saúde da Família e Ambulatório.
Senhor Presidente;
Senhores vereadores e senhora vereadora;
Meus irmãos e minhas irmãs de Tibau,
Em 2015, mesmo em face de tantas previsões pessimistas, a Prefeitura de Tibau tem um plano de metas ousado. Vamos dar vida a realizações que não vão apenas marcar o governo, mas estabelecerem uma mudança definitiva entre o passado e o futuro.
Vamos inaugurar o Centro Administrativo ainda este ano, empreendimento este que vai possibilitar e melhorar a estrutura dos serviços públicos municipais.  
Tibau também vai testemunhar a conclusão da primeira etapa de urbanização da Praia das Emanoelas.
Vamos avançar no atendimento as exigências legais e requisitos técnicos, que possibilitem o município a unir o progresso com a sustentabilidade, respeitando a natureza e preservando as suas belezas. Com a implantação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.
Já contratamos uma equipe com técnicos especializados para elaboração do Projeto de Urbanização da Orla Marítima, do nosso município.
Faremos a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde, que fica localizada no Jardim de Alicia, para ampliar os serviços de saúde básica do nosso município.
Está definido para este ano, outra novidade: vamos ter lançamento e promoção de um Calendário de Eventos Culturais, para tornar Tibau um destino turístico permanente, e não apenas concentrado no período de veraneio.
Trabalharemos em parceria com a iniciativa privada e convênios com o Governo do Estado e Federal, para que através desse Calendário de Eventos Culturais, possa estimular a geração de emprego e renda do nosso município.
Vamos equipar e instalar poço de Lagoa de Salsa e vamos perfurar o poço na Comunidade da Vila Nova.
Em breve será construído o Ginásio Poliesportivo do Município, além de ser viabilizada no Loteamento Jardim de Alicia a área para construção do novo Estádio de Futebol.
Faremos considerável melhoria no sistema viário, dando continuidade a um programa de pavimentação que tem mudado a face de Tibau. É o caso da construção de dois desvios para facilitar o fluxo do trânsito no acesso a Praia da Emanoelas e o Estado do Ceará.
Com especial atenção, o nosso governo prepara o lançamento de um programa que une educação e a assistência social. É algo que estamos tratando com enorme carinho, tamanha sua profundidade social.
Essa iniciativa será de suplementação alimentar, que permitirá que o nosso aluno tenha reforço alimentar mesmo nos finais de semana. Essa alimentação deverá contemplar famílias inseridas no Bolsa Família.
Outro projeto importante será o Programa Municipal Família Acolhedora, que permitirá a remuneração a famílias que acolham uma criança órfã. Assim, a gente atende a esse menor sem perspectiva e damos um reforço a essa família.
No campo habitacional, a Prefeitura do Tibau vai construir pelo menos 100 casas populares com recursos próprios.
Já na comunidade de Gado Bravo, a presença da Prefeitura será marcante, com três empreendimentos que vão mudar a realidade das pessoas que vivem na área. Faremos uma escola, uma unidade de saúde e uma quadra de esportes.
Estudos estão praticamente concluídos para reforma das praças de Santa Terezinha e da Igreja Católica. São duas obras muito esperadas pela população.
Faremos reforma do Cemitério de Tibau e Gangorra.
Ainda para Gangorra, teremos a pavimentação de ruas e construção de uma quadra de esportes.
Está em formatação o projeto de criação do Hospital de pequeno porte, que deverá transformar a estrutura de Saúde Pública no município.
Está em fase de conclusão a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha, e recursos assegurados para mesmos serviços no PSF e UBS da Gangorra.
  
Senhor Presidente;
Senhores vereadores e senhora vereadora;
Meus irmãos e minhas irmãs de Tibau,
É cansativa essa tarefa de longa leitura da prestação de contas e de projeção do que temos para este ano. Mas é, também, uma oportunidade prazerosa. 
Há muito mais a ser relatado e detalhado.
Há muito a ser feito. E não faremos apenas baseado na boa vontade e na boa-fé. Faremos porque cumprimos uma missão. A missão de governar para o bem-estar social, para transformar sonhos em realidade, esperança em fato concreto.
Através das variadas formas de informação pública, como Portal da Transparência, imprensa e por manifestações dirigidas a esta Casa, temos procurado ser os mais claros possíveis em relação à gestão municipal. Assim continuaremos.
Concluo essa mensagem, renovando o compromisso de ser não apenas o prefeito de Tibau, mas o guardião de seus interesses e operário de suas maiores causas.
Muito obrigado e que Deus nos proteja. 
Tibau/RN, 19 de Fevereiro de 2015.
JOSINALDO MARCOS DE SOUZA
Prefeito Municipal 

Comentários