Candidato único, Ezequiel Ferreira é eleito presidente da Assembleia

O deputado peemedebista Ezequiel Ferreira foi eleito, ao final da manhã desta segunda-feira (2), presidente da Assembléia Legislativa do RN para o biênio 2015-2017. Candidato único, ele obteve todos os 24 votos possíveis na eleição.
Candidato único, Ezequiel Ferreira é eleito presidente da Assembleia

Ezequiel Ferreira e Ricardo Motta se cumprimentaram após a eleição

O nome foi eleito consenso entre os deputados após uma manhã de intensa articulação política e, por fim, a retirada da candidatura do deputado Ricardo Motta (Pros). Até ontem (1), o ex-presidente, bem como o deputado Álvaro Dias, se dispunham ao pleito.

A eleição deveria ter acontecido ontem, após a posse dos deputados para a nova legislatura. Entretanto, Motta adiou a eleição da nova mesa diretora para hoje, às 10h. Antes da reunião do plenário hoje, que aconteceu a partir das 11h30, grupos de parlamentares se reunião e tentavam articular uma chapa única - o que não ocorreu e os deputados votaram para decidir os ocupantes de cada cargo.



Ezequiel assumiu o comando do Legislativo potiguar

Mesmo com a retirada da candidatura, Ricardo Motta recebeu o apoio dos parlamentares. Nelter Queiroz, José Dias, Raimundo Fernandes, Tomba Farias e Getúlio Rêgo anunciaram a intenção de votar no ex-presidente se ele mantivesse candidato.

Eleito, Ezequiel agradeceu pelo apoio e enalteceu a postura de Ricardo Motta, que retirou a candidatura. "Esta casa sai maior no dia de hoje. No gesto do deputado Ricardo Motta de pacificar e ver esta casa legislativa mais forte, é reconhecido para todos os seus pares. Para mim, este é um dia especial. Há exatos 40 anos, meu pai deixava a presidência da ALRN. Agradeço a confiança e acho que a Casa sai fortalecida", disse Ezequiel.

Disputa

Apesar do consenso para a Presidência, os postos de 1º e 2º secretários não tiveram candidatos únicos. Galeno Torquato e Tomba Farias disputam votos para a 1ª secretaria, enquanto Hermano Morais e e Raimundo Fernandes são candidatos no segundo posto.

TN

Comentários