Prefeitura de Tibau discute implantação do Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem


Em parceria com a Secretaria Municipal de obras, Sebrae e Agrícola Famosa, a Prefeitura Municipal de Tibau realizou nesta quarta-feira, 14, mais uma reunião objetivando implantar o programa de coleta seletiva e reciclagem.

De acordo com Débora Alcântara Garcia, graduanda em Engenharia Agronômica na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, (UFERSA), e atualmente é Gerente Executiva de Agricultura, da prefeitura de Tibau, o objetivo principal do programa é conscientizar e sensibilizar a população tibauense da importância da reciclagem nos tempos atuais.

“Temos que oferecer ao cidadão tibauense e àquela que visita o município, a opção de colaborar para uma cidade limpa e gerar oportunidade no que diz respeito à estrutura de associações, que vai ter sua renda advinda desse segmento”, comenta Débora Alcântara.

A ideia, ainda segundo Débora, é despertar para a extrema relevância no desafio de reduzir o quantitativo de lixo urbano com a reutilização e reciclagem. “Observamos que a sociedade exige viver em ambientes que priorizam a qualidade de vida em todos os âmbitos. Nascendo assim, o caminho para o poder público incentivar atividades que tornem-se oportunidades para a população”, observa Débora.

O Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem instituído no município de Tibau, é considerado um instrumento de inserção da sociedade em geral numa atividade que visa a redução de resíduos sólidos e o reaproveitamento por meio da reciclagem.

“Isso deixará a população cada vez mais consciente e participativa na preservação do meio ambiente e tudo o que isso envolve, como limpeza urbana, não exposição às contaminações trazidas pelo acúmulo do lixo, entre outras”, pontua Débora Alcântara.

No que diz respeito as parcerias para implantar o projeto, Débora Alcântara destaca a importância do Espaço do Empreendedor, através do Sebrae, o Agente de Desenvolvimento, que reúne parceiros em torno de ações para o bem comum, tendo a Prefeitura Municipal de Tibau o compromisso com o cidadão de criar políticas públicas em prol do desenvolvimento da cidade.

No que concerne ao espaço destino a deposito de lixo do município, vem sofrendo alterações para que se adequado para o acúmulo deste material, bem como para que seja construído um galpão para que os associados possam trabalhar no processo de reciclagem dignidade, nas condições corretas de trabalho.
“Vejo como uma grande oportunidade para a sociedade tibauense ter consciência ambiental, oportunizar uma nova fonte de renda e mercado para os produtos reutilizáveis, e termos uma cidade limpa, com uma Coleta Seletiva por separação dos materiais e o hábito de conscientização da importância dessa política”, ressalta Débora Alcântara.

Comentários