Força Nacional envia guarda vidas para reforçar litoral do RN


Corpo de Bombeiros receberá reforço de 60 militares enviados pela Senasp.
Guarda vidas atuarão na prevenção e salvamento aquático de banhistas.

Adolescentes se afogaram na praia de Areia Preta (Foto: Felipe Gibson/G1)Bombeiros registraram três mortes por afogamento
em Areia Preta em 2013 (Foto: Felipe Gibson/G1)
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte contará com o apoio da Força Nacional para fazer a segurança do litoral potiguar durante o verão deste ano. Na manhã desta sexta-feira (5) os 60 militares enviados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça, foram recepcionados no quartel do Comando Geral da corporação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, com o reforço da Força Nacional, o litoral potiguar contará com 120 guarda vidas para atuar na prevenção e salvamento aquático de banhistas. Além das ações ostensivas, o coronel Elizeu Lisboa Dantas destacou a importância dos trabalhos preventivos realizados pela instituição durante o verão.
Ações como as blitz educativas, criança à vista e turista legal, coordenadas pelos bombeiros desde 2012, serão integradas aos demais órgãos da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). “Nosso planejamento inclui a realização de blitz educativas nas principais rotas do litoral sul e norte da região metropolitana, além de Tibau do Norte, região Oeste do estado, e no Seridó, onde existem os tradicionais balneários", explica o comandante.

Entre as praias que contarão com um efetivo fixo de bombeiros estão São Miguel do Gostoso, Genipabu, Redinha, Forte, Meio, Artistas, Areia Preta, Ponta Negra, Búzios, Camurupim, Tibau do Sul, Pipa e Barra do Cunhaú. As demais praias contarão com fiscalizações móveis. Já as praias de Tibau do Norte terão o reforço dos bombeiros que atuam em Mossoró.

Estatísticas
De janeiro a novembro, o Corpo de Bombeiros atendeu 247 ocorrências no litoral. Deste total, 171 envolveram ações de salvamentos aquáticos. A praia do Meio lidera essa estatística com 60 atendimentos, seguida pelas praias da Redinha (23), Búzios e Ponta Negra (17), Forte (15), rio Potengi (9), e praias dos Artistas (8), Areia Preta (7) e Camurupim (6).

Nos registros da corporação, também constam oito mortes por afogamentos em Búzios (1), Tibau do Sul (1), Forte (1), Lagoa do Bonfim (1), Touros (1) e Areia Preta (3).

Na Operação Verão do ano passado, realizada no período de 15 de dezembro de 2013 à 9 de março de 2014, o Corpo de Bombeiros registrou 39 ocorrências, sendo 31 salvamentos aquáticos, 4 afogamentos seguidos por morte e 4 busca de cadáveres em meio líquido.

Comentários