No PSF Maria Nolasco em Tibau Palestra Detecção Precoce e Prevenção do Câncer de mama e colo de útero.

Palestrante José Lucas
O câncer é uma doença que tem inicio quando uma célula se torna normal devido a uma transformação por mutação genética do DNA celular. Essa célula anormal forma um clone e começa a se ploriferar anormalmente ignorando os sinais reguladores do crescimento no meio ou ao seu redor.
O câncer de Mama é a neoplasia mais frequente na Mulher Brasileira atigindo-a Preferencialmente após os 40 anos de idade.
O câncer de colo uterino é um conjunto de varias doenças e não uma única doença, que causa modificações, gerando um desordenado crescimento celular não controlado pelo organismo e vai comprometendo tecidos do colo uterino.
 O objetivo do dia, foi mostra as mulheres, a importância de realização o exame de prevenção como detecção precoce e tambem a realização do auto exame das mamas, ensinando como realizar o toco das mamas.
Segundo a Enfermeiro José Lucas os sintomas do câncer de mama são palpáveis. O autoexame permite sentir a presença do nódulo (caroço) no seio. Secreção no mamilo e nódulos na axila também são sinais de alerta. Além do autoexame recomenda uma vida saudável, ainda ressaltou quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores e melhores são as chances de vencer a batalha contra o câncer. 
Estar acontecendo no psf Maria Nolasco , começou as 08:00hs, teve palestre, exame de prevenção, como tbm durante todo dia Ultra sonografia mamaria com o Médico , Doutor Netinho juntamente com as Enfermeiras Cinara e Adriana.

Ainda terá uma caminhada do Outubro Rosa que será na sexta dia 31, sairá do PSF as 08h da manha.

 Foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Tibau , da Gestão Trabalhar Para Crescer

Comentários