Morre tubarão-baleia de 10 metros encalhado em praia do litoral potiguar


Animal encalhou no final da tarde desta quinta (21) numa praia de Galinhos.
Segundo biólogo, animal morreu na manhã desta sexta (22).

Tubarão-baleia encalhou em praia de Galinhos, no litoral Norte do RN  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Tubarão-baleia encalhou e morreu numa praia de
Galinhos, no litoral Norte do RN
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Morreu na manhã desta sexta-feira (22) o tubarão-baleia que encalhou no Litoral Norte potiguar. O animal, que possui aproximadamente 10 metros de comprimento, ficou preso às areias da praia do Farol, em Galinhos, distante pouco mais de 160 quilômetros de Natal. Segundo o professor Flávio Lima, biólogo que coordena o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), esta foi a primeira vez que um animal desta espécie encalha na costa do estado.
Na tarde da quinta-feira (21), pouco depois do encalhe, equipes de resgate conseguiram devolver o animal ao mar, mas ele acabou retornando para a praia e ficou preso novamente. "O animal é adulto, mas pela posição em que se encontra, ainda não foi possível saber se é macho ou fêmea”, ressaltou. "Aparentemente não vimos nenhum machucado nele, mas estava bastante debilitado e, infelizmente, não resistiu”, acrescentou.

Ainda de acordo com o professor, uma nova operação foi montada assim que o dia amanheceu. Barcos de pescadores equipados com cordas e cabos de aço foram preparados para auxiliar os biólogos, mas antes mesmo de tentarem arrastar o animal, ele morreu.
Enterro
Flávio Lima disse também que o tubarão-baleia é uma espécie que frequenta a costa potiguar, mas não é vista com tanta facilidade. “É um animal que vive em águas profundas. O fato de ter se aproximado tanto assim da praia já indica que havia algum problema com ele. É isso que estamos tentando descobrir agora", explicou.
O professor informou que será feita uma necrópsia, amostras serão recolhidas e que o corpo do animal será enterrado na própria praia.

Comentários