Projeto da Uern realiza soltura de mais de 100 filhotes de tartaruga em Areia Branca

Filhotes pertencem à espécie "tartaruga-pente"Filhotes pertencem à espécie "tartaruga-pente"A equipe do projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizou ontem a soltura de 105 filhotes de tartaruga da espécie eretmochelys imbricata, conhecida como "tartaruga-pente", ameaçada de extinção, na praia de Upanema, em Areia Branca.
Na Unidade de Pronto-Atendimento de Animais Marinhos, defronte ao local da soltura das tartarugas, o coordenador do projeto, professor Flávio Lima, fez uma apresentação do trabalho desenvolvido nos mais de 16 anos da iniciativa resultado de parceria entre a Uern e Petrobras, que de novembro de 2013 até hoje já devolveu mais de 3.500 tartarugas ao mar.
O projeto Cetáceos da Costa Branca também cuida de golfinhos, peixe-boi e aves-marinhas e atua em 14 municípios litorâneos entre Caiçara do Norte (RN) e Aquiraz (CE), totalizando uma faixa de 336 quilômetros de área de proteção. Os trabalhos são realizados, sobretudo, em Areia Branca. Atualmente, três tartarugas adultas das espécies oliva (lepidocelys olivacea), cabeçuda (caretta caretta) e verde (chelonia mydas) recebem atendimento na base do projeto, vítimas da ação humana, uma delas teve uma das nadadeiras decepada.
Estiveram presentes o reitor da Uern, Pedro Fernandes; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares; de Extensão, Etevaldo Almeida Silva; e a chefe de Gabinete da Uern, Fátima Raquel Rosado, além da gerente de Turismo de Areia Branca, Viviane Araújo.
"O projeto é importante pela atitude de preservação de uma espécie que está em um nível de extinção crítico e também porque envolve pesquisa e extensão, com participação direta da comunidade", disse o reitor.
o mossoroense

Comentários