VÍDEO : Mostra Maya Gabeira boiando desacordada na água e salvamento

TV portuguêsa TVI exibe brasileira caindo no mar após onda, e Carlos Burle saltando do jet ski para agarrar corpo já desmaiada: 'Show de horror'

Por Nazaré, Portugal
A rede de televisão portuguesa TVI exibiu os momentos de tensão durante o salvamento da surfista Maya Gabeira, nesta segunda-feira, em um grave acidente na Praia do Norte, em Nazaré. Depois de pegar uma onda, a carioca perdeu o controle e caiu no mar agitado. Foi então que Carlos Burle, um dos seus companheiros de expedição em Portugal, começou seu drama para tentar salvá-la. Pilotando um jet ski, Burle chegou perto de Maya, mas não conseguiu puxar a surfista para perto devido à grande força das ondas. Então, ele deu meia volta e, na segunda tentativa, a brasileira segurou a corda e foi puxada por Burle. Mas, já desgastada, Maya desmaiou e seu corpo ficou boiando à deriva no mar.
maya gabeira boiando surge portugal (Foto: Reprodução TVI)Corpo de Maya Gabeira boia no mar até ser
resgatado por Carlos Burle (Foto: Reprodução TVI)
Mais uma vez, Carlos Burle deu meia volta e recomeçou a procura pela companheira. Quando encontrou o corpo boiando, largou o jet ski e pulou para segurar Maya pelo tronco, começando a puxá-la com dificuldade para fora d'água. Um rapaz que estava na areia entrou na água e ajudou o brasileiro a retirar Maya da arrebentação.
- Eu larguei a moto (jet ski), pulei em cima dela e agarrei ela. Fui boiando até a beira. Eu não ia conseguir tirar ela sozinha da água. Um rapaz que estava na beira chegou, ajudou e a gente conseguiu ressucitar ela. A gente fez reanimação. A gente massageou, massageou, ela vomitou. Depois de um tempo chegou a ambulância. Antes veio onda, bateu nela. Foi um show de horror - disse Burle em entrevista à TVI.
Em entrevista por telefone ao programa SporTV News, Carlos Burle contou os momentos de desespero que viveu:
- Ela tomou mais uma onda, quando ela subiu já estava boiando. Aí eu comecei a ficar deseperado e fiquei rezando para ela não desaparecer. Ela tomou mais uma onda. Quando ela apareceu de novo eu fui para cima dela com o jet ski. Abandonei o jet ski e me agarrei a ela, ao corpo, e fiquei tomando onda na arrebentação, fazendo o máximo de força possível para sair do mar.
mosaico Maya Gabeira (Foto: Montagem sobre foto da EFE / AP)O susto de Maya: acidente, resgate e sinal de positivo no hospital (Foto: Montagem sobre foto da EFE / AP)
Maya Gabeira foi levada para um hospital local, chegou a dar entrada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), mas passa bem. A brasileira apenas fraturou o tornozelo e já recebeu as visitas de Pedro Scooby, Carlos Burle e Felipe Cesarano, companheiros de expedição da carioca de 26 anos em busca de ondas gigantes. Os surfistas postaram fotos e comemoraram a recuperação da amiga nas redes sociais.
Em 2011, Maya já havia sofrido um acidente sério em Teahupoo, no Taiti. A brasileira levou cinco ondas seguidas na cabeça, mas foi socorrida a tempo. Depois do susto, ela começou a fazer aulas de mergulho em apneia - uma técnica para permanecer o maior tempo submerso sem o auxílio de equipamentos para a respiração, ou seja, apenas com a reserva de ar dos pulmões.
Maya Gabeira acidente surfe (Foto: Agência AP)Maya Gabeira recebe os primeiro socorros de Burle e de um rapaz que estava na areia (Foto: Agência AP)
 

Comentários