Circuito de vela chega à Icapuí/CE

Competição de jangandinhas é a atraçãoCompetição de jangandinhas é a atraçãoDepois da etapa de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, o Circuito Petrobras de Vela 2013 aportou, desde ontem e segue até amanhã, na praia de Redonda, em Icapuí/CE. Além da tradicional Regata dos Navegantes, serão realizadas atividades esportivas, culturais, ambientais, de saúde e de geração de renda. O destaque é a disputa das "jangadinhas", como são conhecidas as jangadas dos aprendizes.
Essas embarcações são adequadas para um único tripulante e são construídas para ensinar aos filhos dos pescadores a relação do homem com a vela. "Sou fascinado pelo mar. Desde os sete anos de idade, ajudo meu pai, que me ensinou a guiar nessas jangadas. No ano passado fiquei em 2º lugar e estou me preparando para chegar em primeiro", conta Eduardo de Sousa Filho, pescador de 22 anos.
A programação hoje começa na Escola Municipal Horizonte da Cidadania - Praia de Redonda, 8h - com o Curso de Geração de Renda e Manuseio de Alimentos. As competições esportivas começam às 10h com a Regata de Jangadinhas, categorias A e B. Às 17h, atividades para as crianças e Plano de Comunicação de Dutos Largo da Regata, 18h - Apresentação da Orquestra Municipal e 20h - Sessão de Cinema. No domingo, Largo da Regata 8h - Passeio ciclístico, 9h - Posicionamento dos botes no local da largada com as finais das competições esportivas e apresentação cultural - Grupo de Capoeira. 9h30 - Largada das embarcações e às 13h - Premiação.

Comentários