Período de fim de ano deve abrir mais de 400 vagas temporárias

Vagas devem ser abertas no final do ano - CacauVagas devem ser abertas no final do ano - CacauQuem deseja entrar no mercado de trabalho pode aproveitar a temporada de contratações aberta no final do ano no setor do comércio. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró é capacitar em torno de 400 jovens para ocupar as vagas abertas no setor para esse período de 2013.
A capacitação é feita através de uma parceria entre CDL, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda (Funger) e deve ser iniciada no próximo mês.
"Quando o mês de setembro for iniciado, vamos nos reunir com esses órgãos para fecharmos os detalhes. As inscrições ainda não foram abertas, mas os interessados devem ficar atentos porque essa é uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho através de emprego temporário e que pode vir a ser efetivado no futuro", esclarece Alexandrino Lima, presidente da CDL Mossoró.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN) estima a contratação de seis mil pessoas em todo o Estado para ocupar as vagas temporárias abertas para esta temporada.
O número é maior do que em 2012, quando foram abertas 5,9 mil vagas. No entanto, o crescimento será menor, já que no ano passado foi de quase 10%, enquanto que em 2013 deve ser de 1,5%.
A queda nas contratações é reflexo da expectativa das vendas de final de ano para 2013. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou que o volume de vendas deverá crescer aproximadamente 4,5% contra os 8,1% contabilizados no ano passado. Como resultado, as vagas abertas em todo o país deverão crescer 1,8%, representando 122,9 mil empregos sazonais. No ano passado, o crescimento representou 3,1%.
CDL estima redução no aumento nas vendas no período de fim de ano
A estimativa das vendas no Estado também está menor e deve chegar a 4%, segundo a Fecomércio/RN, o que representa pouco mais da metade do que o incremento do ano passado. Em Mossoró, a desaceleração da economia também deve ser concretizada de acordo com as projeções. O presidente da CDL afirma que essa é uma tendência nacional.
"Temos fatores positivos como a injeção do décimo terceiro salário na economia, além da necessidade das compras de final de ano. No entanto, também temos aspectos negativos como a alta do dólar e a desaceleração das vendas no varejo", aponta Alexandrino Lima. A média de crescimento para o período costuma ser de 10% a 12%, segundo a CDL Mossoró.
Para comentar diretamente no site do jornal é preciso estar Registrado.

Comentários