Escolas municipais e estaduais de Tibau passam a contar com o programa de resistência às drogas

Entrega simbólica de material educativo do Proerd marca início do programa em TibauEntrega simbólica de material educativo do Proerd marca início do programa em TibauTIBAU – O trabalho de prevenção e combate às drogas no município passa pelas escolas, que estão recebendo um reforço significativo com o lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), uma iniciativa da Prefeitura de Tibau em parceria com a Polícia Militar e a comunidade escolar. A instalação do programa aconteceu na quarta-feira, 21, na Escola Estadual Rui Barbosa.
Aos alunos e aos pais presentes na solenidade de lançamento do programa, a equipe do Proerd fez uma explanação sobre as atividades a serem desenvolvidas nas escolas do município, destacando a importância do combate às drogas no meio escolar e a influência que muitas vezes as crianças e adolescentes sofrem no dia a dia.
Além da equipe de monitores do Proerd, estiveram presentes na solenidade o tenente Júlio César, comandante do Pelotão da Polícia Militar de Tibau, e a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Socorro Nascimento, que vem articulando e incentivando a implantação do programa em nível local.
Foram notadas, na solenidade, as ausências de representantes da Câmara Municipal de Tibau e do Conselho Tutelar, principalmente deste último, que dá apoio substancial às atividades voltadas para as crianças e adolescentes do município.
O prefeito Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho” (PSD), que cumpria agenda administrativa fora da sede do município, não participou, mas deixou sua mensagem de apoio ao programa e assumiu o compromisso de trabalhar para ampliar as ações do programa no município, considerando tratar-se de um importante aliado na orientação dos alunos e da comunidade em geral, sobre os malefícios causados pelas drogas.
Projeto atenderá inicialmente alunos do quinto ano
Em Tibau, o Proerd inicialmente atenderá aos alunos do 5º ano da Escola Estadual Rui Barbosa, Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, Escola Pequeno Golfinho e a Escola Municipal Idelzuite Fernandes, esta na comunidade de Gangorra.
Atuando desde 2002 no Rio Grande do Norte, o Proerd está presente hoje em mais de 40 municípios potiguares. Seus 100 policiais militares instrutores atendem anualmente uma média de 70 mil crianças, adolescentes e comunidade em geral.
Entre os objetivos do programa, está o de envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência. E ainda sensibilizar as crianças e os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.
Para comentar diretamente no site do jornal é preciso estar Registrado.

Comentários