Antes e depois: Gleison Tibau corta cerca de 20kg para luta no UFC 164



Brasileiro começou camp com quase 20kg a mais do que teria de bater na
pesagem desta sexta-feira; na tarde de quinta, ainda tinha de perder 8kg

O corte de peso é geralmente tratado pelos lutadores como "a batalha antes da batalha", ou a batalha mais importante dentro da guerra que é a preparação para uma luta de MMA. O peso-leve brasileiro Gleison Tibau sabe disso como poucos: é considerado um dos atletas que perde mais peso para bater os limites de sua categoria - 70,3kg para lutas valendo cinturão, 70,8kg para os demais combates. O lutador potiguar já chegou a perder quase 30kg no período de treinamento para descer à marca. Desde que sofreu com a balança antes de sua luta contra Evan Dunham, em fevereiro, Tibau passou a tomar mais cuidado com seu peso fora de luta; mesmo assim, ainda tinha 8kg por perder na véspera da pesagem.
Tibau Perdendo peso (Foto: Evelyn Rodrigues)Gleison Tibau sofre para perder peso, deitado no
chão entre toalhas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Cerca de dois meses atrás, quando foi escalado para enfrentar Jamie Varner no UFC 164 deste sábado, o lutador brasileiro estava com 90kg. O Combate.com encontrou com Tibau no Rio de Janeiro no começo do camp, quando o potiguar já havia baixado para 88kg e ainda tinha cerca de 20kg para perder. Ele começou um trabalho com o treinador de muay thai e preparador físico Ayrton Senna, antes de seguir para a Flórida, nos EUA, e trabalhar com seu treinador Marcos Parrumpinha para perder o restante do peso.
Na quinta-feira, véspera da pesagem, durante o dia, o brasileiro ainda tinha que perder 8kg - tudo dentro do planejamento, segundo seus treinadores. No final da noite, após muita sauna, já tinha reduzido a diferença pela metade.
- Bater o peso é a primeira batalha pra mim, mas estou batendo com muito mais facilidade agora. Estou mais leve, sofro muito menos no período até a pesagem. Vou bater o peso, recuperar bem e fazer uma grande apresentação no sábado. A luta é especial pra mim, 20ª no UFC não é qualquer um que bate, então vou dar a minha vida por essa vitória - declarou o lutador ao Combate.com.
Antes de seguir para o Bradley Center, sede do evento e da pesagem, Tibau posou já no peso para o Combate.com, para efeito de comparação com seu estado antes do corte. A mudança é nítida: o rosto de Tibau aparece menos redondo e mais abatido; o pescoço se destaca mais; braços, torso e pernas estão mais finos e os músculos estão mais saltados. Logo depois da pesagem, ele volta a ingerir líquidos e, aos poucos, volta a se alimentar normalmente. Até a hora da luta, recupera entre 10kg e 12kg, e se apresenta com 81kg ou 82kg.
Montagem Tibau antes e depois (Foto: Adriano Albuquerque e Divulgação)Gleison Tibau antes e depois do corte: rosto abatido, braços e pernas mais finas e músculos saltados (Foto: Adriano Albuquerque e Divulgação)

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O Combate.com transmite a pesagem do UFC 164 ao vivo e em Tempo Real às 18h (horário de Brasília) desta sexta-feira. No sábado, o Combate transmite o evento ao vivo e na íntegra com exclusividade, e o site acompanha em Tempo Real, incluindo vídeo ao vivo do primeiro duelo da noite, entre Jared Hamman e Magnus Cedenblad.

UFC 164
31 de agosto de 2013, em Milwaukee (EUA)
CARD PRINCIPAL
Ben Henderson x Anthony Pettis
Frank Mir x Josh Barnett
Chad Mendes x Clay Guida
Ben Rothwell x Brandon Vera
Erik Koch x Dustin Poirier
CARD PRELIMINAR
Jamie Varner x Gleison Tibau
Louis Gaudinot x Tim Elliott
Pascal Krauss x Hyun Gyu Lim
Chico Camus x Kyung Ho Kang
Soa Palelei x Nikita Krylov
Ryan Couture x Al Iaquinta
Jared Hamman x Magnus Cedenblad

Comentários