79 médicos cubanos desembarcaram em Fortaleza neste domingo


400 cubanos chegaram ao Brasil por meio de termo de cooperação.
Grupo passará por capacitação durante 21 dias, em Fortaleza.

Médicos cubanos desembarcam no aeroporto de Fortaleza (Foto: Ministério da saúde/Divulgação)Médicos cubanos desembarcam no aeroporto de Fortaleza (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)
Um grupo de médicos cubanos que vai trabalhar no Brasil, por meio de acordo entre o ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), dentro do programa Mais Médicos, desembarcou por volta das 16 horas deste domingo (25) em Fortaleza, no Ceará. O voo fretado pelo governo cubano traz 194 médicos. Setenta e nove deles ficam em Fortaleza e os demais seguem para Salvador (BA) e Recife (PE). Os medicos ficarão hospedados em alojamentos do Exército Brasileiro enquanto durar o período de capacitação e a transferência para os municípios onde irão atuar.
Médico cubano que chegou a Fortaleza (Foto: veronica prado/G1)
"Espero que o governo providencie condições de
trabalho'', disse Hernandez, um dos médicos
(Foto: Veronica Prado/G1)
O médico cubano Juan Hernandez, integrante do grupo, afirmou que são profissionais com experiência na saúde pública. Sobre as condições precárias das unidades de saúde no interior do país, ele declarou que ''espera que o governo faça sua parte e providencie condições de trabalho''. ''Sempre trabalhamos com pessoas pobres", afirmou. "Viemos por solidariedade'', disse ao ser questionado sobre o valor do salário que receberá no país.
Este é o segundo grupo de cubanos a desembarcar no país neste fim de semana. No começo da tarde deste sábado (24), o primeiro grupo, com 206 profissionais, chegou ao Recife, em Penambuco, em escala de voo com destino a Brasília (DF). Trinta deles ficaram na capital pernambucana e o restante seguiu para a capital federal. Com o desembarque deste domingo, o número de médicos cubanos que desembarcaram no Brasil soma 400  profissionais.
De acordo com o Secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saude, Odorico Monteiro, os médicos cubanos e os de outros países que vierem trabalhar no Brasil, receberão um registro provisório do Conselho Regional de Medicina (CRM-CE). "Esses médicos trabalharão exclusivamente nas unidades de atenção básica de saúde. Isso signfica que eles não vão poder realizar nenhum procedimento cirúrgico - mesmo que seja obstetrícia - aplicar anestesia e nem dar plantão em qualquer unidade de saúde, seja pública ou privada". Com o desembarque deste domingo, o número de médicos cubanos que chegaram ao Brasil soma 400  profissionais.
Integrantes de movimentos sociais recepcionaram os médicos no saguão do aeroporto Pinto Martins com cartazes que diziam ''#cubasim'', ''Bem-vindos companheiros'' e ''Viva a solidariedade''.
integrantes de movimentos sociais recepcionam os médicos cubanos no aeropoto de fortaleza (Foto: Verônica Prado/G1)Movimentos sociais recepcionam médicos cubanos
(Foto: Verônica Prado/G1)
A partir desta terça-feira (27), os médicos passarão por um capacitação sobre o funcionamento do sistema de saúde brasileiro, procedimentos legais, protoclos clínicos. além disso, os médicos serão avaliados em língua portuguesa e atuação clínica.  Durante os 21 dias de capacitação, os médicos serão avaliados e haverá a definição das cidades - entre os estados do Ceará, Piauí,  Maranhão e Rio Grtande do Norte. Eles devem estar lotadas na unidades básicas de saúde em 16 de setembro. "Mesmo depois que eles estiverem trabalhando, continuarão a ser avaliados. No Ceará, o acompanhamento do trabalho dos médicos será feito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Escola de Saúde Pública (ESP), explica Odorico Monteiro.
Convênio
Na primeira etapa do convênio com Cuba, 400 profissionais virão para o Brasil, segundo o ministério. Eles serão alocados em parte dos 701 municípios que não foram escolhidos por nenhum dos profissionais brasileiros ou estrangeiros aprovados na primeira fase do programa Mais Médicos, destinado a levar profissionais de medicina para cidades carentes de assistência no interior do país. Desses 701 municípios, 84% estão nas regiões Norte e Nordeste.
Até o final do ano, outros 3.600 médicos cubanos devem chegar ao Brasil para atuar pelo Programa Mais Médicos, completando um total de 4 mil profissionais de Cuba para atuar na iniciativa por meio de um termo de cooperação assinado entre o Ministério da Saúde brasileiro com a Opas para as vagas que não foram escolhidas por brasileiros e estrangeiros.

A maioria dos 701 municípios que não despertaram o interesse de nenhum profissional (68%) apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do país - IDH muito baixo e baixo, segundo PNUD - e 84% estão no interior do Norte e Nordeste em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza.
Do G1 CE

Comentários