Maior hospital público do RN realiza semana de prevenção a acidentes

Hospital Walfredo Gurgel atende, em média, 500 acidentados por mês.
Programação começa nesta segunda (22) e vai até a quarta-feira (24).

Destroços de veículos ficaram espalhados pelo acostamento da pista.  (Foto: Jhonny Cabral / Ivinotícias )Do total de acidentes registrado pelo Walfredo Gurgel, 1.087 envolveram motos (Foto: Jhonny Cabral)
O elevado número de acidentes graves ocasionados pela imprudência de motociclistas, motoristas e pedestres (média de 500 por mês), motivou a direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o maior da rede pública potiguar, a realizar a I Semana de Prevenção de Acidentes e Educação no Trânsito. O evento, que acontece a partir da tarde desta segunda-feira (22), tem como objetivo discutir a problemática do trânsito em Natal, mostrar os casos mais recorrentes, a gravidade do paciente atendido no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) e os aspectos sociais decorrentes da vítima do acidente de trânsito. Participarão das exposições a Polícia Rodoviária Federal, o Samu Natal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte.
Número de acidentados
2007 5.653
2008 6.153
2009 7.949
2010 8.281
2011 8.851
2012 6.205
Fonte: HMWG
Neste primeiro trimestre, um relatório do Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvisa) do HMWG notificou 1.502 ocorrências atendidas no (PSCS), o que significa uma média de mais de 500 atendimentos/mês. Do total registrado, 1.087 acidentes envolveram motos. Os números ainda apontam para os motivos que possivelmente causaram as colisões e quedas como a ingestão de bebidas alcoólicas e se o piloto fazia uso dos itens de segurança.
Para a diretora técnica do HMWG, Hélida Maria Bezerra, apontar onde estão os problemas é uma parte do trabalho de prevenção. No entanto, ela acredita que medidas coercitivas também devem ser adotadas. “É preciso tornar mais rígido o acesso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), punir mais severamente os motoqueiros e motoristas infratores, campanhas nas escolas devem ser constantes. Muita coisa pode, e deve, ser feita no intuito de instruir e educar a população”.
O documento do Nuvisa também destaca o crescimento dos casos registrados mês a mês. Em janeiro foram computadas 394 ocorrências de trânsito. Em fevereiro, foram 453. E, em março, o número subiu para 655. Dos municípios de residência dos condutores, Natal lidera, com 53,74% do total de vítimas de trânsito. Em segundo lugar, as cidades que compõem o cinturão da grande Natal ficaram com 18,78% das ocorrências. Os demais municípios do RN somam outros 25,80%.
Se comparados com os números de 2012, neste primeiro trimestre, houve uma modesta redução na média diária de acidentados. De janeiro a março de 2012, foram 17 vítimas. Este ano, no mesmo período, a média está em 16 ocorrências.
Programação:
Segunda-feira (22/7)
15h – Abertura e composição da mesa
15h30 – Infrações do Código x Acidentes
Palestrante: Everaldo Morais – Inspetor da PRF
16h – Informações Epidemiológicas Sobre os Acidentes de Trânsito
Palestrante: Esther Maria Fernandes de Macedo – Enfermeira da SCIH do HMWG
Terça-feira (23/7)
9h30 – Estatísticas e Acidentes de Trânsito Atendidos Pelo Samu Natal
Palestrante – Renata de Lima Pessoa – Enfermeira do Samu Natal
10h30 – Segurança e Educação no Trânsito
Palestrante: Alcinda Maria Pereira – Pedagoga da Semob
15h – Trauma Abdominal
Palestrante: Haroldo Ferreira – cirurgião geral do HMWG
16h – Seqüelas Causadas Pelos Acidentes de Trânsito e Suas Implicações no Cotidiano
Palestrante: Tomaz Aquino – Fisioterapeuta do HMWG
Quarta-feira (24/7)
9h30 – Aspectos Sociais: Seqüelas e Impactos Financeiros Decorrentes dos Acidentes de Moto
Palestrante: Julimar Nogueira – Ortopedista do HMWG
10h30 – Seqüelas por Trauma Crânio Encefálico (TCE)
Palestrante: Hougelle Simplício – Neurocirurgião do HMWG
15h – Educação no Trânsito no Ponto de Vista do Detran
Palestrante: Jacob Costa de Oliveira – Pedagogo do Detran
16h – Relato de uma Família
Palestrantes: Andrea Almoedo e Marcelo de Souza Moura – Fundadores da Iniciativa Paz no Trânsito.

Comentários