Festa de Sant' Ana atrai milhares de turistas a Caicó, RN

Festa da padroeira segue até o próximo domingo (28).
Feirinha de comidas típicas é uma das atrações.

Festa de Sant'Ana atrai milhares de turistas a Caicó (Foto: Sidney Silva)Festa de Sant'Ana atrai milhares de turistas a Caicó (Foto: Sidney Silva)
A Festa de Sant'Ana, que reúne milhares de pessoas na cidade de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte, tem nesta quinta-feira (25) um atrativo especial: a Feirinha de Comidas Típicas que acontece no largo da Catedral. Cerca de 15 mil são esperadas para a feirinha que já se tornou uma tradição na cidade.

Em pelo menos 20 barracas são vendidos arroz de leite, paçoca, feijão verde, carneiro, buchada, xerém, sarapatel, vatapá de camarão, churrasquinho, queijos, doces e bolos. A feirinha é uma oportunidade para os moradores de Caicó se confraternizarem durante a festa da padroeira da cidade.

A feirinha de comidas típicas acontece a pelo menos 50 anos e atualmente é organizado pelo Conselho Administrativo criado na Paróquia do Monsenhor Antenor Salvino. As pastorais com atuação na Paróquia de Sant’Ana, como Grupo de Catequese, Apostolado da Oração, ECC, Equipes de Nossa Senhora é que ocupam as barracas com a venda das comidas.
Sobre a Festa de Sant' Ana

A Festa de Sant' Ana acontece há 265 anos em Caicó para comemorar o dia da padroeira da cidade, celebrado no dia 26 de julho. Em 2011, a festa recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecimento concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nos dias da festa, Caicó recebe pessoas de toda a região, e de vários lugares do país. Os hotéis da cidade ficam lotados,  assim como os lares das famílias que acolhem seus parentes vindos de fora. A festa movimenta a economia da cidade e tem uma programação religiosa que inclui missas, novena e procissão, e uma programação de shows musicais.

Comentários