Sonho de Universidade Federal em Assú
começa a se tornar realidade
ok Audiencia Publica 372
Realizou-se nesta segunda (20), na Câmara Municipal do Assú, a Audiência Pública sobre a Expansão do Ensino Superior no Vale do Açu com a implantação de um campus da UFERSA no município.
Iniciativa do mandato da deputada Fátima Bezerra, a Audiência Pública contou com o apoio da Assembleia Legislativa, e faz parte de uma série de ações que vem sendo desenvolvidas pela gestão Trabalho e Trabalho, para ampliação e implantação de novos cursos universitários em Assú.
Com plenário da Câmara Municipal lotado, sentaram-se a mesa para realização dos trabalhos: a Deputada Fátima Bezerra, a professora Ângela Paiva - reitora da UFRN, o professor Arimatea Matos – Reitor da UFERSA, deputado Ricardo Motta – Presidente da Assembleia Legislativa, Ivan Júnior - Prefeito do Assú, e o vereador Heliomar Alves – presidente da Câmara Municipal.
A deputada Fátima Bezerra iniciou sua fala destacando os avanços no ensino superior e técnico no Estado nos últimos 10 anos, com a transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), na Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), e ainda construção de escolas técnicas e diversos outros investimentos, "é com base nessa realidade, que nós estamos aqui para dizer que agora chegou a vez de Assú", disse a deputada.
ok-Audiencia Publica 185
O Prefeito Ivan Júnior, pediu a união de todos em favor desta causa e falou sobre a importância da instalação de uma Universidade Federal em Assú, para que centenas de jovens não precisem se deslocar diariamente para estudar em outras cidades, e para fomentar o desenvolvimento da região, através da pesquisa e mão de obra qualificada, "falam muito e a muitos anos que o Vale do Açu tem suas riquezas, mas essas riquezas só serão melhor aproveitadas com educação, e o ensino superior é fundamental", destacou Ivan Júnior, informando ainda, que o município esta disposto a doar uma grande área para criação de uma cidade universitária, onde poderão ser instaladas a UFERSA e outras universidades.
Em sua fala o Presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, disse que a Assembleia apoia totalmente esta causa e reforçou que todos os 24 deputados estão unidos em prol da expansão.
O Reitor da UFERSA, Arimatea Matos, destacou a importância da expansão do ensino superior na região com números de estudos realizados. Segundo os dados, a UFERSA cresceu de 310 vagas em 2005, para 2.380 em 2013, "e esse número ainda é muito pouco para região", o Vale do Açu possui uma população de 140.000 habitantes, tendo apenas Assú 53.000. Desse total, 18.450 jovens estão na idade de 18 a 24 anos, "o lamentável é que desses 18.450, 13.566 estão fora do ensino superior por falta de vagas", disse Arimatea, apresentando vários outros dados e finalizando: "diante do que colocamos, somos convictos da necessidade de ter uma UFERSA no Vale do Assú.
A professora Ângela Paiva falou da importância não apenas da criação das universidades como também de cursos para atender as necessidades da região.
ok Audiencia Publica ok-265
No final da audiência, foi criado um comitê para acompanhar os encaminhamentos, e a deputada Fátima Bezerra, disse que fará uma ponte com a bancada federal para que no orçamento de 2014, haja uma emenda coletiva para Universidade Federal do Semi-Árido, com vistas a instalação do campus de Assú.
Também estiveram presentes, entre outras autoridades, O prefeito de São Rafael, José Arimatéia, prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra, Prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, deputado George Soares, deputado Nelter Queiroz, vice-prefeito de Carnaubais, Junior Liberalino, e o Padre Flávio Augusto.

Comentários