Material encontrado em Icapuí: Marinha do Brasil envia nota para a Imprensa


MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL
CAPITANIA DOS PORTOS DO CEARÁ
Natal, RN, em 22 de maio de 2013

NOTA À IMPRENSA
MATERIAL ENCONTRADO EM ICAPUÍ POR PESCADORES DA PRAIA DA BARRINHA

A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) informa que, no dia 14 de maio, a Agência da Capitania dos Portos em Aracati (AgAracati) recebeu comunicado da Colônia de Pescadores de Icapuí – CE, sobre a localização, por pescadores da Praia da Barrinha, de itens diversos, como pedaços de canos, ferragens e ossos, possivelmente restos de uma embarcação soçobrada naquele local, encontrados aproximadamente há cinco quilômetros da praia.
A Agência da Capitania dos Portos em Aracati, inicialmente, enviou equipes ao local para verificar de que se tratava, tendo constatado a existência dos itens, retirados e guardados por pescadores, que foram trazidos para a Agência.

A Marinha do Brasil fará um levantamento, e para isso, inicialmente enviará um navio ao local, com mergulhadores, para colher maiores dados, avaliar e dimensionar a importância dos restos achados.

Importante ressaltar que as Normas da Autoridade Marítima para Pesquisa, Exploração, Remoção e Demolição de Coisas e Bens Afundados, Submersos, Encalhados e Perdidos - NORMAM-10/DPC (www.dpc.mar.mil.br) estabelece que é competência da Marinha do Brasil autorizar a pesquisa, exploração, ou retirada de qualquer item achado nessas condições e, aquele que achar coisas em águas sob a jurisdição nacional está sujeito à Norma, devendo não alterar a situação no local e comunicar imediatamente o achado à Capitania dos Portos ou à sua Agência da região. O não cumprimento da Norma em lide submete o infrator às sanções legais decorrentes.

JOSÉ ANTONIO CÂMARA PEREIRA
Capitão-Tenente (AA)
Agente da Capitania dos Portos em Aracati
Assessoria de Comunicação Social da CPCE 

Comentários