Pular para o conteúdo principal

SEMARH anuncia racionamento de água na Armando Ribeiro Gonçalves
Novo Jornal
A Secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) anunciou ontem as primeiras medidas de contenção aos efeitos da estiagem no Rio Grande do Norte. Com 44% da capacidade total nas nove bacias hidrográficas, o uso de água ficará restrito ao abastecimento humano em três grandes reservatórios: Armando Ribeiro Gonçalves (Assu), Boqueirão (Parelhas) e Umari (Upanema). Por enquanto, o risco racionamento de água à população está descartado.
A medida foi confirmada ontem pelo titular da pasta Gilberto Jales, após a apresentação do relatório da IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste, realizada nos últimos dois dias na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em Parnamirim. De acordo com os meteorologistas nordestinos, a tendência é de chuvas abaixo de normal para o próximo trimestre (março, abril e maio). Apesar do diagnóstico, a situação está bem diferente do que aconteceu no mesmo período de 2012, quando uma estiagem afetou 127 municípios potiguares.
"Estamos em alerta. Esta quantidade de chuvas não irá repor o volume dos reservatórios. Por isso, teremos de executar medidas de contenção", disse Gilberto Jales. Contudo, o secretário descarta qualquer possibilidade de racionamento para as populações mais afetadas pela estiagem: as regiões do Seridó e do Alto Oeste potiguar.
Leia mais...

Comentários